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GA-ASI desenvolverá drone altamente furtivo e de ultra longo alcance para missões ISR e ataque

31 de maio de 2025
GA-ASI desenvolverá drone altamente furtivo e de ultra longo alcance para missões ISR e ataque. Em 2022 a GA-ASI apresentou um um drone em formato de "asa voadora" sem divulgar o programa que ele estava sendo desenvolvido (Foto: GA-ASI).
GA-ASI desenvolverá drone altamente furtivo e de ultra longo alcance para missões ISR e ataque. Em 2022 a GA-ASI apresentou um um drone em formato de “asa voadora” sem divulgar o programa que ele estava sendo desenvolvido (Foto: GA-ASI).

GA-ASI desenvolverá drone altamente furtivo e de ultra longo alcance para missões ISR e ataque. A General Atomics Aeronautical Systems Inc. (GA-ASI) foi contratada pela USAF para desenvolver o “GHOST”, uma nova aeronave autônoma, furtiva e com ultra longo alcance, para missões de reconhecimento e ataque profundo. O contrato de US$ 99,3 milhões foi concedido pelo Laboratório de Pesquisa da Força Aérea foi anunciado em 27 de maio último.

A aeronave não tripulada de última geração terá propulsão híbrido-elétrica e capacidade de realizar missões de Inteligência, Vigilância, Reconhecimento (ISR) e Ataque profundo em ambientes altamente contestados. Pelo contrato, a GA-ASI construirá o GHOST até  26 de agosto de 2028 nas suas instalações de Poway, na Califórnia.

Nenhum detalhe operacional do GHOST foi divulgado pelos envolvidos no projeto. Cabe lembrar que a USAF planeja aposentar as aeronaves ISR tripuladas U-2 Dragon Lady a partir de 2026. Inicialmente foi anunciado que os U-2 seriam substituídos pelos RQ-4 Global Hawk, mas a frota desses drones será completamente aposentada até o final de 2027.

Em 2022, a GA-ASI exibiu uma foto de uma aeronave ISR do tipo asa voadora em seu estande na conferência AFA Air, Space & Cyber (imagem acima). Naquele mesmo ano, o presidente da empresa, David Alexander, participou do podcast “Tomorrow’s World Today” onde confirmou que a GA-ASI estava trabalhando em uma aeronave “revolucionária” de propulsão híbrida.

Ainda de acordo com o Executivo da GA-ASI, o projeto da asa voadora e propulsão híbrida com motores à combustão e elétricos seria um novo conceito que poderia triplicar o alcance de uma aeronave do porte dos MQ-9 Reaper, que atualmente é de aproximadamente 27 horas de voo ininterrupto.

Nos últimos anos, a USAF tem priorizado o alcance ampliado dos projetos das futuras aeronaves, visando um possível conflito na região do Pacífico.

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