GA-ASI Avenger equipado com pod da Lockheed Martin segue alvos autonomamente. Pela primeira vez, a General Atomics Aeronautical Systems Inc. (GA-ASI) usou um UAS Avenger equipado com um Lockheed Martin Legion Pod, para rastrear e seguir os alvos de interesse de forma autônoma. A informação foi divulgada pela GA-ASI no último dia 11 de agosto.
Financiado pela indústria, o teste ocorreu em 02 de julho, no deserto do sul da Califórnia, e teve como objetivo demonstrar para os militares como os sistemas autônomos poderão operar em conjunto com aeronaves tripuladas/não tripuladas (MUM-T – Manned-Unmanned Teaming) em todos os domínios.
“A GA-ASI está comprometida em desenvolver soluções persistentes e acessíveis para atender aos desafios de conscientização do domínio e defesa aérea contra ameaças semelhantes. O sucesso desta demonstração do Avenger/Legion Pod representa um passo importante em direção a missões autônomas mais sofisticadas para aeronaves não tripuladas e MUM-T em um espaço de batalha complexo”, disse Chris Pehrson, VP de Programas Eespeciais do GA-ASI.
Durante o voo, o sistema infravermelho de busca e rastreamento do Legion Pod IRST21, detectou várias aeronaves em movimento rápido operando na área, e alimentou os sensores do Avenger com as informações dos alvos captados. A autopriorização dos alvos informou as manobras necessárias para que o Avenger pudesse engajá-los.
“Este voo demonstra uma capacidade crítica de sensor que permite que veículos aéreos de combate não tripulados como o Avenger, operem de forma autônoma em Operações Conjuntas de Todos os Domínios. Projetamos o Legion Pod para detectar passivamente e rastrear alvos para pilotos de caça em ambientes com radar desligado. Esta capacidade fornece os dados necessários para permitir que veículos não tripulados rastreiem e engajem alvos hostis sem intervenção humana”, disse Dave Belvin, VP de Sensores e Sustentação Global da Lockheed Martin.
Este voo se baseia na série de testes de voo autônomos que a GA-ASI começou em dezembro de 2020, com objetivo de demonstrar a funcionalidade dos veículos aéreos não tripulados, de próxima geração. A integração do software do Legion Pod com o Avenger Mission Management System (MMS) levou menos de três meses, e foi habilitada pelos padrões de mensagem Open Mission Systems (OMS). Esta demonstração do OMS prova que os sistemas operacionais existentes podem ser integrados rapidamente nas plataformas com custo mínimo.
Fonte: GA-ASI