GA-ASI apresentou o UAS Mojave. A General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI) apresentou oficialmente neste mês de dezembro um novo sistema aéreo não tripulado (UAS – Unmanned Aircraft System), denominado Mojave, que promete ampliar ainda mais a capacidade da já consagrada família de drones Predator/Reaper. O primeiro voo de teste do protótipo ocorreu no verão americano, isto é, na metade deste ano.
O UAS foi desenvolvido pela empresa usando fundos de investimento internos e é projetado para operar em condições austeras. A aeronave apresenta capacidades de decolagem e pouso curtas (STOL – Short Take–off and Landing ) e maior poder de fogo do que outros drones militares existentes, segundo a empresa. O sistema é adequado para operações de base avançadas, uma vez que não necessita de pistas preparadas ou infraestrutura aeroportuária.
O Mojave foi construído com aviônicos e sistemas de controle de voo do MQ-9 Reaper e MQ-1C Gray Eagle-Extended Range (GE-ER), que compõem uma frota com mais de 7 milhões de horas de operação, muitas delas em combate. Ele junta-se à família da série Predator de UAS, trazendo um conjunto único de capacidades ideais para vigilância armada, ataque e missões de reconhecimento armado.
O Mojave também aproveita os investimentos do US Army em arquitetura aberta, autonomia e recursos de processamento de aprendizado de máquina. É a próxima etapa na evolução do UAS, proporcionando desempenho sem precedentes de pouso e decolagem rápida expedicionária (STOL).
Ele foi formatado para ser transportado via aérea em aeronaves do porte do C-130, podendo ser levado a qualquer lugar. Ganhou também um aumento significativo no poder de fogo – sem comprometer nenhuma das vantagens significativas de resistência, persistência ou segurança.
Tem asas alargadas com dispositivos de alta elevação, bem como um motor turboélice de 450 HP. A capacidade de carga do UAS é de cerca de 3.600 libras e pode transportar até 16 mísseis Hellfire.
O Mojave não apenas pode pousar, rearmar e relançar rapidamente de locais austeros, localizados nas proximidades de ambientes de conflito, como também pode transportar o dobro da carga útil dos modelos anteriores. Sua área alar aumentada permite que ele carregue até 3.600 lb. (1.633 kg), o que totaliza até 16 AGM-114 Hellfire ou mísseis equivalentes. O Mojave também pode ser equipado com um conjunto de sensores EO/IR, Radar de Abertura Sintética/Indicador de Alvo Móvel em Solo (SAR/GMTI) e sistemas Inteligência de Sinal (SIGINT) para apoiar missões terrestres ou marítimas.
@CAS