GA-ASI Adicionando Antena AESA ao Radar EagleEye do MQ-1C Gray Eagle. A General Atomics (GA-ASI) continua seu apoio ao desenvolvimento do radar multimodo EagleEye, com um investimento para adicionar uma antena Active Electronically Scanned Array (AESA) e software associado que aumentará o alcance e fornecerá melhorias de modo significativas.
O sistema AESA será uma atualização de hardware “drop-in” para o radar EagleEye existente e poderá ser uma opção para o UAS MQ-1C Gray Eagle (GE 25M) quando estiver pronta. As antenas AESA (varredura eletrônica ativa) substituem as antenas parabólicas dirigidas mecanicamente dos radares da geração anterior por um emissor totalmente eletrônico de estado sólido. Além de melhorar o desempenho do radar, ao substituir o motor e outros componentes que movem fisicamente a antena do radar, o AESA melhora muito a capacidade de reparo e a confiabilidade.
O EagleEye é um radar multimodo que se baseia em anos de experiência pioneira da GA-ASI. Usando o Radar de Abertura Sintética (SAR), o Eagle Eye permite que os operadores observem detalhadamente através de nuvens, fumaça, poeira, neblina ou outras condições que possam obscurecer um sensor puramente visual. E pela primeira vez na plataforma Gray MQ-1C Eagle, a EagleEye oferece Full Motion Video (FMV) baseado em radar chamado “Vídeo SAR”, que permite o rastreamento visual ao vivo de alvos em movimento por meio do sistema de radar.
O radar EagleEye realiza Indicação de Alvo Móvel (MTI), detecta alterações, constrói mapas de faixa e fornece outros insights precisos para analistas, comandantes e operadores. Com seu modo Maritime Wide Area Search (MWAS), a EagleEye também fornece um modo MTI marítimo dedicado para rastrear e direcionar navios e apoia ainda mais o conjunto de missões do US Army, particularmente em apoio à missão do Comando Indo-Pacífico dos EUA (INDOPACOM), mas também na Europa, em África e no Médio Oriente, onde existe uma necessidade crescente de reconhecimento marítimo, vigilância e aquisição de alvos, o que é fundamental para alcançar o domínio e a superação da informação.
“Esperamos que a antena AESA mais que dobre o alcance da EagleEye. O alcance aumentado e o desempenho multimodo otimizado do radar são perfeitamente adaptados para fornecer capacidade de detecção profunda em Operações Multidomínio (MDO). Isso permitirá que a aeronave opere bem fora da Zona de Efeitos de Armas da maioria dos sistemas de ameaça, adicionando uma camada de capacidade de sobrevivência que apoia a capacidade de sobrevivência Stand-Off com efeitos Stand-In de sensores de longo alcance. Este é um componente-chave do sistema de aeronaves não tripuladas Gray Eagle 25M que está sendo desenvolvido para o Exército dos EUA”, disse Jeff Hettick, vice-presidente de Sistemas de Missão Ágil da GA-ASI.
@CAS