Fuzileiros Navais dos EUA receberam primeiro MQ-9 Reaper. O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) recebeu recentemente a primeira de oito aeronaves de combate não tripuladas (UCAV) MQ-9 Reaper. Esta aeronave faz parte de um contrato conjunto com a USAF, no valor de US$ 136 milhões, concedido à General Atomics Aeronautical Systems em 2022.
A equipe do programa Multi-Mission Tactical Unmanned Air System (PMA-266) do USMC, de Pax River, aproveitou a Agile Reaper Enterprise Solution (ARES) da USAF, um contrato do tipo Entrega e Quantidade Indefinidas (IDIQ), para adquirir as aeronaves MQ-9 Reaper, além de peças sobressalentes e equipamentos de apoio.
Com os Reapers, o USMC atinge a capacidade de operações de Média Altitude e Longa Resistência da família de sistemas Marine Air Ground Task Force (MAGTF) Uncrewed Expeditionary (MUX), um componente chave do Marine Corps Force Design 2030
“A USAF tem sido um grande parceiro e um facilitador importante na busca do USMC para adquirir o Grupo 5 UAS, que dará aos Fuzileiros a capacidade de conduzir ISR [inteligência, vigilância e reconhecimento] e extensões de rede em apoio ao MAGTF em apoio às forças substitutas e à Força Conjunta”, disse o Tenente-Coronel Leigh Irwin, Diretor do Programa MQ-9 do USMC para PMA-266.
O Esquadrão de Veículos Aéreos Não Tripulados da Marinha (VMU)-1 de Yuma, utilizará esta aeronave para missões operacionais no exterior. O MQ-9 Reaper cobrirá uma necessidade imediata de UAS do Grupo 5, para conduzir missões de longo alcance e longa duração de ISR e retransmissão de dados na área de responsabilidade do Comando Indo-Pacífico.
Atualmente, o Corpo de Fuzileiros Navais tem duas aeronaves MQ-9A operacionais para apoiar uma ampla gama de operações, como vigilância costeira e de fronteira, rastreamento de armas, aplicação de embargos, assistência humanitária/alívio em desastres, manutenção da paz e operações antidrogas.
Fonte: NAVAIR
@FFO