Fuzileiros Navais dos EUA ativaram o segundo Esquadrão F-35C. O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) reativou na última sexta-feira (14/04) o Marine Fighter Attack Squadron 311 (VMFA 311) “Tomcats”. Uma cerimônia reuniu militares, familiares e convidados na sede dos “Tomcats”, a Estação Aérea dos Fuzileiros Navais (MCAS) de Miramar, região de San Diego, Califórnia.
O VMFA-311 é o segundo esquadrão operacional dos USMC com a versão naval F-35C Lightning II, desenvolvido para operações embarcadas em porta-aviões. O primeiro Esquadrão, que também é baseado no MCAS Miramar, é o VMFA-314 “Black Knights”, que já completou a primeira implantação com seus F-35C a bordo do USS Abraham Lincoln (CVN-72).
Comissionado em 1º de dezembro de 1942 como VMA-311 (Esquadrão de Ataque Naval 311), iniciou suas operações com os reinadores SNJ Texan (North American T-6). Em abril do ano seguinte a Unidade recebeu caças navais Vought F4U-1 Corsair, com os quais entrou em combate no teatro do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse período a Unidade foi designada como Esquadrão de Caça Naval 311 (VMF-311).
Em abril de 1948, recebeu o primeiro avião a jato da Marinha dos EUA, o F-80A Shooting Star, seguido pelo F9F2 Panther no mês de setembro do mesmo ano. Nessa época começou a utilizar as letras “WL” como seu código de cauda nas suas aeronaves.
Em 1957 recebeu os caças Grumman F9F-8 Cougar, voltou a ser designado VMA-311 e começou a utilizar o tradicional nome “Tomcats”. No verão de 1958, recebeu os primeiros Douglas A4D2 Skyhawks (A-4B), e em meados de 1963 recebeu os novos A-4E, com os quais combateram na Guerra do Vietnã.
Finalmente, em junho de 1988, o VMA-311 “Tomcats” foi transferido para o MCAS Yuma, no Arizona, recebendo os McDonnell Douglas (Boeing) AV-8B Harrier II, com os quais operou até sua desativação em 15 de outubro de 2020, a qual deu início à preparação para o recebimento dos novos F-35C Lightining II.
Agora os militares do VMFA-314 trabalharão ao lado dos seus colegas do VMFA-311 na fase de transição e adaptação ao novo vetor F-35C. Espera-se que essa transição esteja completa até o final de 2024.
@FFO