• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Fuzileiros Navais americanos retomam operações em pista de pouso no Pacífico após 80 anos

13 de julho de 2024
Fuzileiros Navais americanos retomam operações em pista de pouso no Pacífico após 80 anos (Fotos: USMC).
Fuzileiros Navais americanos retomam operações em pista de pouso no Pacífico após 80 anos (Fotos: USMC).

Fuzileiros Navais americanos retomam operações em pista de pouso no Pacífico após 80 anos. Um KC-130J Super Hércules do Esquadrão de Transporte e Reabastecimento em Voo 152 (VMGR-152) “Sumos” do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC), pousou na pista de terra da llha de Peleliu, pertencente à República de Palau, no Oceano Pacífico. O pouso marcou a retomada das operações na pista, após mais de 80 anos de inatividades.

A pista de terra de 1.800 metros de extensão foi construída pelos japoneses durante a 2ª Guerra Mundial. Entre setembro e novembro de 1944, a Ilha de Peleliu foi alvo de intensos combates envolvendo milhares de homens das forças de assalto anfíbio da 1ª Divisão do Corpo de Fuzileiros dos EUA e das defesas japonesas. A ilha foi conquistada com pesadíssimas baixas de ambos lados, mas asseguram uma importante cabeça de ponte para os americanos avançarem rumo às Filipinas.

Peleliu sob fogo, provavelmente durante o bombardeio pré-invasão, por volta de 12-15 de setembro de 1944. Fotografada de um avião lançado pelo USS HONOLULU (CL-48). A foto mostra o nordeste, com o campo de aviação em primeiro plano e a serra Umurbrogol à distância, parcialmente envolta em fumaça (Foto: US Navy).

Em sua construção original, a pista de pouso de Peleliu suportava apenas operações de aeronaves leves. Com o final da II Guerra, o aeródromo foi interditado com explosivos e abandonado. Posteriormente o local foi transferido para a República de Palau, um antigo protetorado dos EUA anteriormente conhecido como Micronésia.

Após mais de 80 anos sem uso, o 7º Batalhão de Suporte e Engenharia do 1º Grupo de Logística dos USMC recuperou a pista de Peleliu para que pudesse ser operada por aviões pesados como o KC-130J. O primeiro pouso do Super Hércules do VMGR-152 foi realizado pela aeronave matrícula 167109 (código #109), no final do mês passado.

Com 13 km quadrados e cerca de 500 habitantes, a Ilha de Peleliu situa-se a cerca de 2.100 km da Austrália, 850 km das Filipinas e a cerca de 2.250 km de Taiwan. Atualmente, aeródromo retomou uma posição estratégica perdida no passado, agora ressurgida diante do aumento das tensões entre o Ocidente e a China.

O VMGR-152 “Sumos” é baseado na Ilha japonesa de Iwakuni, distante cerca de 3.000 km a Norte da Ilha de Peleliu. Seus KC-130J Super Hércules tem um alcance máximo operacional de aproximadamente 7.400 km, portanto, confortavelmente dentro do raio de ação para operar na ilha.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login