Fuzileiros Americanos aposentam o último KC-130 “Tango”. Em 14 de abril, o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), desativou o último KC-130T Hércules operacional. A aeronave, BuNo 164105, operado pelo Marine Aerial Refueler Transport Squadron (VMGR) 452 “Yankees”, foi enviada para o Fleet Logistics Support Squadron (VR) 55. A informação só foi divulgada pelo Naval Air Systems Command no último dia 05 de maio.
Agora a frota do USMC está padronizada com os KC-130J Super Hercules, depois de ter voado com os KC-130T Hércules por seis décadas. Derivado do C-130H da USAF, o “Tango” foi originalmente introduzido no USMC no início dos anos 1980, e era operado exclusivamente pelos esquadrões de reserva.
Quando o USMC Aviation Plan 2019 foi lançado, havia doze KC-130T operacionais no VMGR-452, além de três esquadrões com quinze KC-130J cada, e um esquadrão reserva com sete Super Hércules. Para o futuro, o plano definiu quinze KC-130J para cada VMGR e esquadrões de reserva.
O “Tango” realizou missões de transporte de assalto em combate, transporte de cargas e tropas, reabastecimento em voo (REVO) de aeronaves de asas fixas, rotativas e tiltrotores, reabastecimento em solo, iluminação do campo de batalha e operações de aeródromos expedicionários. Os KC-130T participaram das operações Tempestade no Deserto, Liberdade Duradoura e Liberdade do Iraque.
O USMC operou duas versões diferentes, sendo 24 KC-130T básicos, além de dois KC-130T-30, com fuselagem aumentada em 4,5 metros, operados pelo VMGR-452 até 2010, antes de serem repassados para a Marinha. Atualmente, a Marinha Americana (US Navy) opera uma frota de cerca de trinta KC-130T e C-130T (sem capacidade REVO), que deverão ser aposentados com a padronização no KC-130J.
Introduzido em 2001, o KC-130J tem um desempenho superior ao seu irmão mais velho, oferecendo aos Fuzileiros uma gama maior de missões. Além das missões realizadas pelos KC-130T, os Super Hércules podem realizar apoio aéreo aproximado, reconhecimento com o sistema Harvest HAWK, pacote roll-on/roll-off de armamentos, posto de comando e controle aerotransportado e guerra eletrônica. O KC-130J também pode ser equipado com o High-Mobility Artillery Rocket System M142 (HIMARS) em missão de apoio de combate.
Em março deste ano, o USMC recebeu seu 60º KC-130J, tendo mais 26 aeronaves para serem entregues nos próximos cinco anos, completando uma carteira de pedidos de 86 aeronaves.
@FFO