Futuros pilotos uruguaios de A-29 estão treinando nos T-27 da Força Aérea Argentina. A Força Aérea Uruguaia (FAU) enviou dois pilotos para a Argentina, onde estão recebendo treinamento nos T-27 Tucano (EMB-312), visando operar os futuros caças A-29 Super Tucano recentemente encomendados pelo governo do Uruguai. A informação foi confirmada pelo Ministro da Defesa uruguaio, Armando Castaingdebat, ao portal Zona Militar.
“Neste momento temos dois pilotos de caça treinando em Mendoza [Argentina] e se formam agora em dezembro. Embora não estejam pilotando um caça, as tecnologias do T-27 e do A-29 são muito semelhantes. Um grande agradecimento ao Ministério da Defesa argentino, que nos permitirá ter dois pilotos preparados para operar os Super Tucano quando eles chegarem no ano que vem”, disse Armando Castaingdebat ao ZM, durante uma cerimônia da Marinha do Uruguai.
Em agosto, a Embraer recebeu um pedido do governo do Uruguai envolvendo até seis caças leves A-29 Super Tucano, um simulador de voo, sistemas de missão, dispositivos de treinamento, suporte técnico e equipamentos associados. As primeiras aeronaves começarão a ser entregues durante 2025.
Com esses novos Embraer A-29 Super Tucanos, a FAU deverá aposentar seus envelhecidos jatos Cessna A-37B Dragonfly, que estão atingindo o limite da sua vida útil operacional. Este pedido marca a primeira aquisição de novas aeronaves militares pelo Uruguai em mais de 40 anos. Comprados em 1981, os A-58 Pucará (já aposentados) foram os últimos aviões de combate comprados diretamente do fabricante.
@FFO