

Futuro treinador chileno T-40 Newén em fase avançada de produção. O primeiro protótipo do T-40 Newén, futuro avião de treinamento militar chileno, está em fase avançada de produção nas instalações da Empresa Nacional de Aeronáutica do Chile (ENAER), localizada na Base Aérea de El Bosque, nos arredores da capital Santigo.
A Ministra da Defesa, Adriana Delpiano, e altos Oficiais da Força Aérea Chilena (FACH), estiveram em um evento realizado nesta semana na ENAER, onde receberam informações atualizadas sobre o avanço na construção do primeiro protótipo do Newén (que significa “Força” na língua mapuche), anteriormente chamado de “Pillan II”.
Considerado um marco para o renascimento da indústria aeroespacial nacional, o T-40 Newén será o sucessor dos envelhecidos T-35 Pillán, que desde 1985 compõem a espinha dorsal do treinamento básico para os novos pilotos militares da FACH.
Desenvolvido com modernos recursos, o T-40 tem uma fuselagem construída com 30% de materiais compostos, como fibra de carbono, para reduzir o peso e aumentar sua resistência. O moderno cockpit será no padrão “glass cockpit”, com telas multifuncionais, e o comando de voo no conceito HOTAS (Hands On Throttle-And-Stick), que permitirá os pilotos acessar todos sistemas da aeronave sem tirar as mãos dos controles.
A aeronave é parte de um amplo sistema de treinamento integrado que está sendo desenvolvido pela ENAER e suas subsidiárias. O recurso será composto por simuladores de de realidade mista e ferramentas projetadas para padronizar procedimentos e ampliar as capacidades de adestramento, especialmente em manobras acrobáticas e regimes de voo aplicados a missões táticas.
A ENAER deve entregar o primeiro protótipo do T-40 para a FACH em abril de 2026, quando será iniciada a fase de testes em voo. A empresa espera iniciar a produção em série de 33 unidades do novo T-40 Newén em 2027.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO