Futuro caça multifuncional das Filipinas aguarda decisão do novo governo. O governo do ex-presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, havia aprovado o projeto para a aquisição do futuro Caça Multifuncional (MRF – Multi Role Fighter) da Força Aérea das Filipinas (PhAF). No entanto, o financiamento para o andamento do projeto aguarda a análise do novo presidente Ferdinand Marcos Jr, recentemente eleito.
Falando a Janes Defense, uma fonte do Departamento de Defesa Nacional das Filipinas (DND) confirmou que o projeto MRF foi aprovado, mas que agora “infelizmente não há financiamento para aquisição no momento, e isso cabe ao novo governo decidir.”
Devido ao tempo necessário para o novo governo se constituir e analisar o projeto, é muito provável que o contrato será assinado apenas no próximo ano. “A Força Aérea das Filipinas já fez suas recomendações e, obviamente, gostaria de obter as novas plataformas, mas pode ser que até 2023 não haja movimento nesses projetos”, disse a fonte.
Originalmente a MRF faz parte do Programa de Modernização das Forças Armadas das Filipinas, Horizonte Dois, previsto para 2018 a 2022, que visa adquirir equipamentos de defesa. Atualmente, uma dúzia de caças KAI FA-50PH operados pelo 7 Tactical Fighter Squadron são o único vetor supersônico da PhAF, que ainda possui caças leves de ataque Embraer A-29 Super Tucano e AS211 Warrior.
@FFO