Futuro caça de 5ª geração turco poderá ser visto em setembro. A Turkish Aerospace Industries (TAI) poderá apresentar o primeiro protótipo da nova Aeronave de Combate Nacional (MMU) no próximo mês de setembro. A informação foi divulgada recentemente pelo vice-presidente da Indústria de Defesa da Turquia, Serdar Demirel.
“Nosso primeiro avião de guerra com recursos mais avançados que os F-35, poderá ser visto em setembro. A nossa esperança é tirá-lo do hangar em 18 de março do ano que vem. Atualmente somos um dos 15 países que podem construir seus próprios navios. Somos um dos poucos países que podem fabricar seus próprios mísseis, e somos o líder mundial em veículos aéreos não tripulados”, disse Demirel, em uma declaração pública na escola de ciências de Malatya.
O Turkish Fighter Experimental (TF-X), ou Aeronave de Combate Naciona (MMU), é uma aeronave de combate de quinta geração, com características semelhantes ao F-35 Lightning II da Lockheed Martin. Ele deverá ter 21 metros de comprimento, 14 metros de envergadura, e será capaz de atingir velocidades próximas a Mach 1,8.
Com roll-out programado para 18 de março dee 2023, o voo voo inaugural está previsto para ocorrer entre 2025 e 2026, e a entrada em serviço na Turkish Air Force (Türk Hava Kuvvetleri) em 2029.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO