Futuro bombardeiro russo PAK DA contará com avançados sistemas de autoproteção. O futuro bombardeiro estratégico russo PAK DA (Aeronave Prospectiva de Longo Alcance), em desenvolvimento pela Tupolev Aircraft Company, será equipado com um avançado conjunto autoproteção para todos os tipos de armamento. A informação foi recebida pela agência estatal de notícias russa TASS nesta quarta-feira (16/06), de uma fonte da indústria de defesa.
Conforme a agência TASS, o projeto do novo bombardeiro recebeu uma a ênfase especial nos sistemas de autoproteção da aeronave, principalmente contra as defesas antiaéreas inimigas, através de dispositivos de guerra eletrônica e equipamentos antimísseis balísticos.
“Um conjunto completamente novo de defesa embarcado, está sendo desenvolvido para o PAK DA, para protegê-lo de todos os tipos de armas, radares e sistemas ópticos”, disse a fonte à agência TASS. O novo bombardeiro carregará armamentos apenas nos compartimentos internos, incluindo mísseis de longo alcance, o que permitirá que o vetor realize os ataques aos alvos designados, longe da zona de defesa aérea inimiga.
Com um design do tipo “asa voadora”, o PAK DA contará com tecnologias e materiais que reduzem sua assinatura de radar, e será capaz de transportar mísseis de cruzeiro estratégicos existentes e futuros, bombas de precisão e armas hipersônicas e será equipada com os mais recentes sistemas de comunicação e guerra eletrônica.
Além de realizar missões de ataque, a tripulação do PAK DA provavelmente será capaz de controlar grupos de veículos aéreos não tripulados (UCAV). Hoje a Rússia tem vários programas de UCAV e UAS em andamento, como o Okhotnik-B, que foi testado em conjunto com outras aeronaves de combate.
Em dezembro de 2019, o vice-ministro da Defesa Alexei Krivoruchko disse ao jornal Krasnaya Zvezda que o conceito do bombardeiro PAK DA foi aprovado e a Tupolev Aircraft Company começou a trabalhar na documentação do projeto. Em maio de 2020, fontes da TASS disseram que a fabricação do primeiro protótipo do novo bombardeiro estratégico havia começado.
Não se espera que os primeiros PAK DA operacionais entrem em serviço antes do fim desta década. Pelo cronograma atual, o primeiro bombardeiro deverá ser entregue até o final de 2027, – se não houver atrasos, para iniciar sua fase de testes em busca da capacidade operacional inicial (IOC).
@FFO