• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Fundação Holandesa Hawker Hunter (DHHF) encerra operações

18 de junho de 2024
Fundação Holandesa Hawker Hunter (DHHF) encerra operações. Foto: Christian Berger.

Fundação Holandesa Hawker Hunter (DHHF) encerra operações. A Fundação Holandesa Hawker Hunter (DHHF — Dutch Hawker Hunter Foundation) anunciou com profundo pesar o encerramento das suas operações, marcando o fim de uma era para os entusiastas da aviação e do legado da Hawker Hunter na Europa.

A fundação também alienará seu premiado Hawker Hunter Mk68, matriculado G-EHLW (RNLAF N-322), que permanece baseado na Horizon Aircraft Services Ltd. (HAS) em St Athan, País de Gales. Em julho de 2022, após extensa manutenção e inspeções rigorosas em Altenrhein, Suíça, a aeronave foi transportada para St Athan sob uma licença de teste e transporte da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA). A fundação previu que pequenas modificações em breve garantiriam uma licença total para voar da CAA, permitindo que o Hunter voasse sobre os céus holandeses até o final do verão daquele ano.

No entanto, a realidade divergiu drasticamente destas expectativas. O tratamento do processo de candidatura por parte da CAA do Reino Unido revelou-se demorado e imprevisível, carecendo de um calendário claro ou de garantia de um resultado positivo.

Quase dois anos após a sua chegada ao Reino Unido, o N-322 permanece aterrado sem a crucial Licença de Voo, e as perspectivas de obtenção de uma permanecem incertas. Estes atrasos não só frustraram os planos operacionais da DHHF, mas também, introduziram desafios regulamentares e logísticos adicionais.

A incerteza prejudicou o relacionamento da fundação com a HAS, sua Organização de Gestão de Aeronavegabilidade Continuada (CAMO), e interrompeu a disponibilidade e a proficiência da tripulação aérea e da tripulação de terra, essenciais para a operação da aeronave.

Após uma avaliação minuciosa da posição da fundação e do cenário regulatório em evolução, o Conselho da DHHF determinou que continuar as operações sob estas condições é insustentável. A fundação orgulha-se de manter os mais elevados padrões profissionais desde que começou a operar o Hunter em 2007, padrões que já não conseguem manter dadas as circunstâncias actuais.

Consequentemente, o querido Hawker Hunter Mk68 N-322, reconhecido como o melhor exemplo do seu tipo e o último Hunter em condições de aeronavegabilidade na Europa, nunca agraciará os céus holandeses. Esta decisão marca a conclusão de um capítulo significativo na história da aviação, fechando a cortina sobre a vida operacional de um notável caça a jato projetado pelos britânicos.

O Hawker Hunter é um caça transônico britânico a jato desenvolvido pela Hawker Aircraft para a Royal Air Force (RAF) durante o final dos anos 1940 e início dos anos 1950. Ele foi projetado para aproveitar as vantagens do recém-desenvolvido motor turbojato Rolls-Royce Avon e da asa varrida, e foi o primeiro avião a jato produzido pela Hawker a ser adquirido pela RAF.

Em 7 de setembro de 1953, o primeiro protótipo modificado quebrou o recorde mundial de velocidade aérea para aeronaves, atingindo uma velocidade de 727,63 mph (1.171,01 km/h; 632,29 kn). O Hunter F.6A é um caça monoposto, desenvolvido como interceptador. Sucessor da variante F.4, o F.6 é movido por uma turbina Rolls Royce Avon 207 que fornece à aeronave cerca de 10.500 kg de empuxo, um aumento de 40% em relação ao motor Avon 113 do F.4. Uma rampa de freio é instalada para restringir o desgaste dos freios das rodas.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Governo chileno desmonta monumentos com Hawker Hunter

A Força Aérea Chilena (FACH) retirou dos pedestais os jatos de ataque Hawker Hunter preservados pelo país. A ordem teria partido do gabinete do presidente Gabriel Boric, e está gerando uma certa polêmica, especialmente para os interessados pela história da aviação do Chile.

14 de junho de 2023

Em "Notícias"

Hawker Hunter Aviation de casa nova

Em 2018 o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) anunciou um plano de redução de custos, que entre diversas ações, envolve o fechamento definitivo da Base Aérea da Royal Air Force (RAF) em Scampton, Lincolnshire. As unidades baseadas no local, como a Equipe dos Red Arrows e a…

2 de novembro de 2022

Em "Notícias"

Incidente com Hawker Hunter da ATAC na Flórida

Um Hawker Hunter Mk58 da empresa de treinamento privado Airborne Tactical Advantage Company (ATAC), sofreu um incidente na Estação Aérea Naval (NAS) de Key West, na Flórida. A aeronave saiu da pista e parou no gramado, após abortar a decolagem sob circunstâncias não divulgadas. O piloto não ficou ferido no…

12 de dezembro de 2023

Em "Notícias"

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login