Fuga do Afeganistão: Recorde! USAF confirma 823 pessoas a bordo de um C-17A. A USAF corrigiu nesta sexta-feira (20/08), a informação do número de pessoas que foram evacuadas de Cabul por um único C-17A, no último dia 15 de agosto. Inicialmente, a contagem considerou apenas os 640 adultos a bordo da aeronave, ignorando erroneamente as 183 crianças.
Em uma nota divulgada nas suas redes sociais, o Air Mobility Command (AMC) da USA, retificou a informação:
“CORREÇÃO: Um C-17 Globemaster III da USAF transportou com segurança, 823 cidadãos afegãos do Aeroporto Internacional Hamid Karzai em 15 de agosto de 2021. Este é um recorde para esta aeronave. A contagem inicial de 640 incluía inadvertidamente apenas adultos. 183 crianças também estavam a bordo”.
Transcrições da comunicação do “REACH 871”, disponibilizadas na internet, mostram o piloto em contato com a base em Dover, repassando o inacreditável número estimado de pessoas a bordo.
“- Ok, quantas pessoas você acha que estão no seu jato?”, questiona o operador de Dover;
“- OITO-ZERO-ZERO, 800”, responde o tripulante do C-17A;
“- 800 pessoas em seu jato ?! Caramba … Caramba … Ok …”, responde o operador da estação de Dover atônito.
(Fonte: https://soundcloud.com/metal57/rch-871)
Segundo a divisão de transporte da USAF, a contagem inicial havia sido baseada no número de assentos ocupados dos ônibus que levaram os passageiros até o avião, mas que devido a urgência de decolar rapidamente, desconsiderou – equivocadamente – de contabilizar as crianças que seguiram no colo dos adultos. Desta forma, o número final de 823 pessoas (adultos e crianças) transportadas pelo #01-0186, se converteu no recorde para os Boeing C-17A.
@FFO