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Fuga do Afeganistão: C-17A realizou voo com 640 pessoas relembrando a Operação Salomão em 1991 [ATUALIZADO]

16 de agosto de 2021
Fuga do Afeganistão: C-17A realizou voo com 640 pessoas relembrando a Operação Salomão em 1991. O C-17A USAF 01-0186 de Dover AFB que transportou 800 pessoas em um único voo durante a evacuação de Cabul (Foto: Jevgeni-Ivanov).
Fuga do Afeganistão: C-17A realizou voo com 640 pessoas relembrando a Operação Salomão em 1991. O C-17A USAF 01-0186 de Dover AFB que transportou 800 pessoas em um único voo durante a evacuação de Cabul (Foto: Jevgeni-Ivanov).

**** ATUALIZAÇÃO 20/08/2021 – A USAF retificou o número final de pessoas a bordo do C-17A no voo “REACH 871”, e confirmou o recorde de 823! Leia a notícia AQUI.


Fuga do Afeganistão: C-17A realizou voo com 640 pessoas relembrando a Operação Salomão em 1991. A necessidade fomenta o improviso. A rápida deterioração da situação no Afeganistão vista nas últimas horas vem criando não só cenas tristes e de desespero de um país em colapso, mas também, de improviso e superação. Para conseguir evacuar o máximo de pessoas, no menor espaço de tempo possível e em meio a uma situação de descontrole que se alinhavava no aeroporto de Cabul, a tripulação de um C-17A colocou nada menos que 640 pessoas a bordo. O REACH 871 lembrou os voos da Operação Salomão, uma missão de evacuação que retirou 14 mil judeus da Etiópia em 1991 em menos de 48 horas.

Fuga do Afeganistão: C-17A realizou voo com 640 pessoas relembrando a Operação Salomão em 1991. O C-17 foi projetado para levar até 102 soldados ou PQDs (Foto: USAF).
Fuga do Afeganistão: C-17A realizou voo com 640 pessoas relembrando a Operação Salomão em 1991. O C-17 foi projetado para levar até 102 soldados ou PQDs (Foto: USAF).

Na noite do dia 15 de agosto o Boeing C-17A Globmaster III USAF 01-0186 com call sing “REACH 871”, pertencente ao 436th AW/512th AW, sediado em Dover AFB – Delaware, teria decolado do Aeroporto Internacional Hamid Kazai em Cabul com um POB (People On Board) declarado de 800 pessoas, número que foi hoje corrigido para 640, face ao POB ter sido estimado e não aferido, em função da pressa.

A aeronave, voando em uma configuração nada usual, tinha no seu compartimento de carga portanto 640 pessoas fugindo do Talibã, que foram levadas em segurança para a Base Aérea de Al Udeid, no Qatar.

A decisão de superlotar o C-17, provavelmente foi tomada pela tripulação durante o período em que a rampa civil do aeroporto estava sendo invadida por afegãos desesperados no final da noite do último domingo, em busca de salvação do governo iminente do Talibã.

Foto a bordo do C-17A USAF 01-0186 REACH 871 durante o voo com 640 Pessoas a Bordo (Foto: USAF).
Foto a bordo do C-17A USAF 01-0186 REACH 871 durante o voo com 640 pessoas a bordo (Foto: USAF).

Este cenário de caos deve ter sido decisivo, e, rapidamente os civis foram sendo distribuídos sentados no piso de carga da aeronave, sem muito onde se “segurar”. Vale lembrar que o C-17 foi projetado para levar até 102 soldados ou paraquedistas equipados e sentados e não 800 passageiros. Colocar este número de pessoas a bordo foi um ato de improviso, mas também, de demonstração da capacidade operacional da aeronave.

Porém isto não é algo inédito. Em 2013 algo similar foi feito por um C-17A da USAF. Mais de 670 residentes de Tacloban foram evacuados pelo C-17A USAF 05-5551 do 535th Airlift Squadron da Joint Base Pearl Harbor-Hickam – Havaí, antes do Super Typhoon Haiyan atingir as Filipinas em 17 de novembro de 2013. A Operação Damayan, foi uma missão humanitária que visou ajudar os flagelados do Super Typhoon Haiyan. Além do transporte seguro dos passageiros, a tripulação baseada em Hickam também entregou com sucesso mais de 100.000 libras de carga.

Mais de 670 residentes de Tacloban a bordo de um C-17 Globemaster III antes de serem evacuados para Manila após o Super Typhoon Haiyan, que atingir as Filipinas em 17 de novembro de 2013. O C-17 535th Airlift Squadron da Joint Base Pearl Harbor-Hickam, foi a Base Aérea de Clark nas Filipinas em apoio à Operação Damayan. Algo similar ocorreu em Cabul em 15 de agosto de 2021, quando maid e 640 pessoas voaram a bordo de um C-17 (Foto: USAF/Sgt. Ramon Brockington).
Mais de 670 residentes de Tacloban a bordo de um C-17 Globemaster III antes de serem evacuados para Manila após o Super Typhoon Haiyan, que atingiu as Filipinas em 17 de novembro de 2013. O C-17 535th Airlift Squadron da Joint Base Pearl Harbor-Hickam, foi a Base Aérea de Clark nas Filipinas em apoio à Operação Damayan. Algo similar ocorreu em Cabul em 15 de agosto de 2021, quando maid e 640 pessoas voaram a bordo de um C-17 (Foto: USAF/Sgt. Ramon Brockington).

Transcrições de rádio por satélite entre o REACH 871 e sua base em Dover, que circulam na internet, deixam atônito o operador, quanto ele ouve o número do POB. Ele pergunta “Ok, quantas pessoas você acha que estão no seu jato?” O RCH 871 “OITO-ZERO-ZERO, 800” E a reposta de Dover foi: “800 pessoas em seu jato ?! Caramba … Caramba … Ok …”

Ouça aqui: https://soundcloud.com/metal57/rch-871

Um ponto a ser ponderado é que na pressa, a tripulação não contou e nem teve tempo de contar um a um, e sim, estimou o número de pessoas a bordo. Isto só pode ser feito no Qatar, e segundo novas informações são 640 pessoas transportadas. Mesmo assim um número notável, apesar de inferior ao já realizado em 2013 nas Filipinas.

O voo do Reach 871 da USAF lembrou os voos de resgate de 14 mil judeus etíopes da Etiópia feitos em maio de 1991, portanto há pouco mais de 30 anos, na chamada Operação Salomão, que empregou 35 aeronaves transporte C-130 Hercules, Boeing 707 e Boeing 747! O objetivo era retirar civis judeus do fogo cruzado da guerra civil brutal que durou décadas na Etiópia, gerando extrema instabilidade, violência e uma fome devastadora.

O REACH 871 visto no Flight Radar 24, após decolar de Cabul com POB de 800 (Print FR24).
O REACH 871 visto no Flight Radar 24, após decolar de Cabul com POB estimado de 800, depois corrigido para 640 (Print FR24).

Inicialmente a operação foi desenhada para ser uma evacuação de 10 a 15 dias, mas foi reduzido para 48 horas. Os etíopes voaram cerca de 2.600 km do aeroporto de Addis Ababa, Etiópia para o aeroporto Ben Gurion em Tel Aviv/Israel em apenas 36 horas entre os dias 24 e 25 de maio de 1991. Nesta operação, em 24 de maio de 1991, o Boeing 747-258C 4X-AXD da El Al Cargo transportou em uma só viagem 1.086 passageiros em um voo Addis Ababa – Tel Aviv direto, um recorde até hoje!

O Boeing 747-258C 4X-AXD da El Al Cargo transportou em uma só viagem 1086 passageiros em um voo Addis Ababa - Tel Aviv direto (Foto: IDF).
O Boeing 747-258C 4X-AXD da El Al Cargo transportou em uma só viagem 1086 passageiros em um voo Addis Ababa – Tel Aviv direto (Foto: IDF).
O Boeing 747-258C 4X-AXD da El Al Cargo transportou em uma só viagem 1086 passageiros em um voo Addis Ababa - Tel Aviv direto (Foto: IDF).
O Boeing 747-258C 4X-AXD da El Al Cargo transportou em uma só viagem 1086 passageiros em um voo Addis Ababa – Tel Aviv direto (Foto: IDF).

@CAS

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