Uma aeronave da Força Aérea Argentina (FAA), realizou na segunda-feira (19/OUT), uma missão de transporte de pessoal para a borda do Continente Antártico. O DHC-6-200 Twin Otter, matrícula T-87 (c/n 158), do Esquadrão de Voo Antártico Águila, da IX Brigada Aérea, voou até a barreira de gelo Larsen “C”, localizada a 400 quilômetros da Base Conjunta Antártica de Marambio.
Cumprindo uma missão do Comando Conjunto Antártico, a FAA transportou cientistas até “Larsen C”, onde coletaram dados de acumulação de neve e realizaram as medições da dinâmica da barreira de gelo, que é monitorada regularmente ao longo do ano pelo Diretório Antártico Nacional.
A plataforma de gelo Larsen é constituída por três plataformas que ocuparam diferentes reentrâncias ao longo da costa Antártica. Ostrês segmentos são designados como por Larsen A, a menor e mais ao norte, Larsen B e Larsen C, a maior e mais ao sul. As plataformas Larsen A e Larsen B se desintegraram por completo em janeiro de 1995 e fevereiro de 2002, respectivamente. A plataforma Larsen C, aparentemente estável, possui uma rachadura que tem crescido rapidamente, e é motivo de monitração por várias equipes de cientistas de diversos países. Estudos estimam que se a plataforma Larsen C se desintegrar por completo, a quantidade de gelo liberada causará uma elevação de 10 cm dos oceanos.
A Força Aérea Argentina mantém uma aeronave DHC-6 Twin Otter, permanentemente baseada no Aeródromo da Ilha Vicecomodoro Marambio (SAWB), para missões de apoio, ligação, transporte e evacuação aeromédica das equipes instaladas na Base Antártica Argentina. Atualmente as aeronaves TC-86 e TC-87, da IX Brigada Aérea, possuem pintura diferenciada, com partes em laranja day-glo, típica para operações no gelo. Os tripulantes do Esquadrão de Voo Antártico Águila, que operam na região, realizam treinamento específico para voos no gelo, devido as condições climáticas adversas e os pousos na neve, já que as aeronaves estão equipadas com rodas e esquis. Durante o verão austral, a FAA desloca helicópteros Mi-171 e Bell 212 para apoio no transporte de cargas externas, enviadas pelos navios polares e pelos C-130 Hércules.
@FFO