Frotas H225M e CH-47F de Cingapura totalmente operacionais. Adquiridos para substituir plataformas mais antigas em serviço na Republic of Singapore Air Force (RSAF), os helicópteros H225M e CH-47F foram declarados planamento operacionais.
As frotas de helicópteros H225M e CH-47F da Força Aérea da República de Cingapura (RSAF) atingiram, cada uma, Capacidade Operacional Total (FOC — Full Operational Capability), à medida que as plataformas trabalham para substituir as aeronaves AS332M e CH-47D em suas respectivas capacidades de transporte médio e pesado.
As plataformas são operadas pelos Esquadrões 125 e 126 (H225M) e 127 (CH-47F) da RSAF e foram auxiliadas no alcance da FOC por meio do Destacamento Oakley sediado no Centro de Treinamento de Aviação do Exército e da assistência do Exército e da Marinha de Cingapura.
Ao anunciar o marco a 11 de abril, o Ministro da Defesa de Singapura, Ng Eng Hen, disse que as novas plataformas proporcionariam capacidade “melhorada” à RSAF. “Mais importante ainda, estas duas novas plataformas de helicópteros irão melhorar a integração entre serviços, permitindo à RSAF apoiar melhor as nossas tropas do Exército e da Marinha no levantamento de equipamentos”, afirmou Ng.
Os novos helicópteros permitirão à RSAF fornecer melhor capacidade de transporte de tropas e carga útil, bem como realizar operações de busca e salvamento, evacuação aeromédica, combate ao terrorismo e operações de Assistência Humanitária e Socorro em Desastres.
Em 2016, o Ministério da Defesa de Cingapura (MINDEF) assinou um contrato com a Airbus Helicopters para a aquisição de 13 aeronaves de porte médio H225M, em substituição aos antigos Aerospatiale AS332M Super Puma da RSAF, em serviço desde 1983.
Em 2016, o governo de Cingapura encomendou 10 helicópteros Boeing CH-47F. As novas plataformas são destinadas à substituição dos antigos Boeing CH-47D, em serviço desde 1994.
Um programa de aquisição mais amplo também está ativo para treinar militares de Singapura para operar as plataformas, com a empresa espanhola Indra, contratada em fevereiro de 2024 para desenvolver, produzir e entregar um simulador de missão completo para o helicóptero militar Airbus H225M. O simulador terá certificação Nível D da Agência Europeia para a Segurança da Aviação.
@CAS