Frota mundial de M-346 atinge 100 mil horas de voo. No dia 30 de novembro, durante o M-346 Joint User Group, organizado este ano pela Força Aérea Polonesa em Varsóvia, a Leonardo celebrou a marca de 100 mil horas de voo de sua frota global de treinadores avançado M-346 Master desde 2015quando entrou em serviço. O Leonardo M-346 Master opera hoje em 10 forças aéreas ao redor do mundo.
“Estamos muito orgulhosos de comemorar este marco alcançado pela aeronave M-346, em serviço com as Forças Aéreas da Itália, Israel, Cingapura, Polônia, Catar e na Escola Internacional de Treinamento de Voo, com sede na Itália, uma iniciativa conjunta entre a Força Aérea Italiana e a Leonardo em colaboração com o CAE. Com 85 aeronaves em serviço e 100 mil horas voadas, o M-346 consolida sua posição como o melhor treinador de jato avançado para pilotos de caça do mundo. Na vanguarda da tecnologia de treinamento a jato, o M-346 continuará a representar a melhor maneira de desenvolver as habilidades de um piloto de caça nas próximas décadas” — Dario Marfè, diretor Comercial e de Atendimento ao Cliente para a divisão de Aeronaves da Leonardo.
A Leonardo foi contratada para entregar mais de 100 aeronaves M-346 para as principais forças aéreas internacionais, incluindo Israel, Polônia, Cingapura, Catar e Grécia. O M-346 é também a espinha dorsal da Força Aérea Italiana e da Escola Internacional de Treinamento de Voo da Leonardo (IFTS), onde pilotos de países como Japão, Alemanha, Catar e Cingapura estão treinando hoje. Ele também foi a escolha das Forças Aéreas do Egito, Nigéria (versão M-346FA) Turquemenistão (M-346FA e M346) e Azerbaijão.
“Centenas de pilotos ganharam suas asas no M-346, o que os equipou com um excelente nível de conhecimento, habilidades e experiência, com preparo para pilotar os caças de linha de frente mais avançados do mundo”, comenta Emanuele Merlo, diretor da Leonardo para a linha de negócios Aircraft Trainers. “Essa conquista foi possível graças ao grande trabalho de equipe realizado entre os operadores, a Leonardo e nossos fornecedores”.
O futuro para o M-346 é brilhante, com mais forças aéreas selecionando o modelo para treinamento avançado e escolhendo a variante de ataque de caça multifuncional da aeronave para permitir operações de combate econômicas.
Aqui estão os comentários de alguns operadores do M-346:
Força Aérea Isrelence — “A IAF está entusiasmada por fazer parte das 100 mil horas de voo realizadas pela frota mundial M-346, com mais de 50 mil horas de voo em nossa frota e oito anos de qualificação bem-sucedida em cursos de academia de voo. Temos o prazer de operar a aeronave de treinamento avançado M-346. Continuaremos trabalhando em conjunto com a equipe Leonardo e todos os parceiros do setor para garantirmos a continuidade da operação da frota” — Coronel Roman Kupershmid, chefe do Departamento de Aeronaves da Força Aérea de Israel
Força Aérea Polonesa — “Recentemente, a Leonardo entregou o último lote do M-346 encomendado. Graças a isso, o tamanho da frota polonesa é atualmente de 16 aeronaves, que é um esquadrãode ‘Bielik’. Os primeiros treinadores a jato avançados M-346 chegaram na Polônia em 2016. Desde então, eles têm sido usados na 41ª Base de Treinamento de Aviação em Dęblin para educar cadetes da Academia de Aviação Militar. O sistema AJT (Advanced Jet Trainer), implementado na 4ª Ala de Treinamento de Aviação em Dęblin, é um dos mais modernos programas de treinamento de pilotos do mundo. Equipar a 41BLSz (41ª Base de Aviação de Treinamento) com aeronaves M-346 ‘Bielik’ facilitará no futuro a realização de voos em aeronaves de 5ª geração, como os F-35s adquiridos para a Força Aérea Polonesa” — 2d Lt Marlena Kuna, porta-voz interina da 4ª Ala de Treinamento.
Força Aérea Italiana — “100 mil horas de voo representam uma conquista extraordinária para uma aeronave igualmente extraordinária. O T-346A oferece desempenho e características tecnológicas que, juntamente com seus sistemas de simulação, nos permitiram, de 2015 até os dias atuais, alcançar um aumento significativo na qualidade de formação de pilotos de caça. Esta plataforma, aliada ao empenho demonstrado diariamente pelos homens e mulheres da escola de aviação, consolidou a 61ª Ala como um centro de excelência no setor da formação ao nível mundial. Também nos deu a oportunidade de fornecer uma oferta única ao nível mundial, tanto que, em plena sinergia com a indústria nacional, conseguimos criar as bases e dar forma à International Flight Training School, uma entidade de vanguarda da qual nos orgulhamos de fazer parte” — Comandante do 61º Stormo, Coronel Vito Conserva.
@CAS