

Frota mundial da família Airbus A320 deverá passar por atualização emergencial obrigatória. A fabricante Airbus divulgou que um evento recente envolvendo uma aeronave da família A320 revelou que a intensa radiação solar pode corromper dados críticos para o funcionamento dos controles de voo. Uma significativa quantidade de aeronaves dessa família poderão ser afetadas por esse problema.
Através de um trabalho em conjunto entre a Airbus e as autoridades de aviação em todo o mundo, os operadores de Airbus 320 deverão realizar uma ação preventiva imediata implementada através de uma AOT (Alert Operators Transmission).
O documento informa como implementar um software e/ou hardware de proteção disponível para garantir que as aeronaves estejam em condições operacionais seguras. Essa AOT será refletida em uma Emergency Airworthiness Directive (Diretiva de Aeronavegabilidade de Emergência) expedida pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) – Ver abaixo.
A Airbus reconhece que essas ações obrigatórias nos milhares de aviões da família de A320 causará perturbações operacionais nos voos de centenas de companhias aéreas e, consequentemente, para milhares de passageiros em todo o mundo.
“Pedimos desculpas pelo transtorno causado e trabalharemos em estreita colaboração com as companhias aéreas, mantendo a segurança como a nossa principal e primordial prioridade”, afirmou a Airbus em nota.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO