Frota de F-16 passa pela maior modernização da história. Em um dos maiores esforços de modernização da história da USAF, 608 Lockheed Martin F-16C/D dos Blocos 40 e 50 – passarão por até 22 modificações para melhorar a letalidade e garantir que ele permaneça eficaz contras as ameaças atuais e futuras. Isto poderá estender sua vida útil até meados de 2060.
A Air Force Life Cycle Management Center’s Fighters and Advanced Aircraft Directorate sediado na Edwards AFB, está liderando o complexo projeto, conhecido como Post Block Integration Team (PoBIT) que desenvolveu o plano para organizar e instalar as 22 modificações nas aeronaves.
“Este é um esforço muito grande, uma colisão de mods (modificações), como chamamos”, disse Oryan “OJ” Joseph, gerente de programa do F-16 Program Office. “Tivemos que olhar rapidamente para todos os mods que estão acontecendo na aeronave e não apenas entender o momento de entrega dos mods, mas também quando a aeronave estará disponível nas unidades. Existem muitas variáveis, um cabo de guerra de dar e receber com o qual lidamos todos os dias ao baixar aeronaves [para modificações] no momento certo.”
As atualizações incluem a instalação do radar Active Electronically Scanned Array e do Link 16, modernização do cockpit e do computador principal da missão e convertendo a frota em uma rede de dados de alta velocidade.
Além disso, o caça receberá capacidade de guerra eletrônica de última geração, bem como uma atualização do conjunto de comunicações, uma unidade de exibição central, um gerador de dados programável e vários outros componentes de hardware importantes para modernizar a aeronave.
Algumas das modificações já começaram e continuarão por vários anos. No geral, o PoBIT envolve seis comandos principais, mais de 18 bases, várias empresas e contratos totalizando aproximadamente US$ 6,3 bilhões.
“Esse esforço é muito importante para a Força Aérea”, disse Joseph. “Para mantermos o F-16 na luta desempenhando todas as suas diferentes funções para nossos comandantes combatentes, devemos modernizar significativamente a frota.”
“Garantir que temos as modificações certas no momento certo é crucial para o combatente”, acrescentou o 1º Tenente Andrew Elledge, gerente do programa, Escritório do Programa F-16. “É preciso esforço e coordenação diária para garantir que haja progresso e comunicação com todos os programas relacionados a esse esforço em todas as bases envolvidas. Embora esse esforço seja um desafio, ser capaz de manter o F-16 na luta com a mais recente e melhor tecnologia é o fator determinante. Sou grato por ter companheiros de equipe tão experientes para ajudar a lidar com essas tarefas diárias complexas. Realmente precisamos de todos nós para manter isso na direção certa!”.
Isto mostra como o F-16 é e ainda será importante para a USAF, que não descarta ainda, a possibilidade de adquirir novos F-16V (bloco 70).
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