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Frota de F-16 da Polônia atinge 100 mil horas de voo

9 de junho de 2021

Frota de F-16 da Polônia atinge 100 mil horas de voo. A frota de Lockheed Martin F-16 da Força Aérea Polonesa (SP – Siły Powietrzne), alcançou 100.000 horas de voo em 15 anos de operações. A Polônia foi o primeiro país do antigo Pacto de Varsóvia, a implementar a forte modernização e ocidentalização nas suas forças armadas, incluindo a aquisição dos caças americanos.

Desta forma, em 15 de dezembro de 2006, chegou na 2ª Ala Tática de Caça (2.SLT), da Base Aérea de Poznañ/Krzesiny (ICAO: EPKS), o primeiro F-16D, matriculado 4077.

Conforme o o Brigadeiro Aviador Ireneusz Nowak, nesses 15 anos, a aviação de combate polonesa “mudou de civilização”. Os F-16 Block 52+ foram as primeiras plataformas de combate totalmente compatíveis com os padrões da OTAN, e permitiram alcançar a total interoperabilidade com a Aliança, tão necessária para as operações conjuntas. Com os caças americanos, chegaram modernas táticas de combate, nova organização e cultura de treinamento aéreo, gerenciamento de frota e segurança de voo, além do suporte logístico de bases.

Frota de F-16 da Polônia atinge 100 mil horas de voo (Fotos: SP).

Graças ao F-16, as bases aéreas de Krzesiny e Łask, ganharam novas infraestruturas, e hoje são uma das instalações mais modernas deste tipo na Europa, acrescentou o Oficial-General Nowak. Para aproveitar ao máximo as capacidades do F-16, foi necessário criar procedimentos de voo apropriados para os novos caças.

Conforme o Controlador de Voo Sênior, Zdzisław Feist, que participou do projeto na época, vários colegas seus foram treinar nos Estados Unidos, bem como controladores-instrutores americanos foram deslocados para a Base Aérea de Krzesiny, para ajudar a construir os procedimentos de acordo com as necessidades locais. “Foi uma época de verdadeira revolução para os controladores poloneses”, disse Feist.

Atualmente a SP possui cerca de 48 caças F-16C/D Block 52+ (36 monoplaces e 12 biplaces), distribuídos em três Esquadrões subordinados a 2ª Ala Tática de Caça (2.SLT).

  • Base Aérea 32 em Lask (32.BLT), 10º Esquadrão Tático (10.elt). Esta unidade aposentou os MiG-21MF/UM em janeiro de 2003, e recebeu os primeiros F-16 em 2008.
  • Base Aérea 31 em Poznañ/Krzesiny (31.BLT), onde estão o 3º Esquadrão Tático (3.elt) e o 6º Esquadrão Tático (6.elt). Esta unidade aposentou os MiG-21MF/Bis em janeiro de 2004. O 3.elt foi a unidade precursora na operação dos F-16 na Polônia, tendo recebido os primeiros caças americanos em dezembro de 2006, seguido do 6.elt em 2007.

@FFO

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