Frota de Boeing RE-3A da RSAF será modernizada. A modernização das duas plataformas de inteligência de sinais (SIGINT) Boeing RE-3A da Royal Saudi Air Force (RSAF) deverá elevar elas ao padrão RE-3B, algo similar ao RC-135V Rivet Join da USAF.
O Departamento de Estado dos EUA decidiu aprovar uma possível venda militar estrangeira à Arábia Saudita para a modernização de aeronaves RE-3A Tactical Airborne Surveillance System (TASS) da RSAF a um custo estimado de US$ 582 milhões.
O anúncio publicado em 04 de dezembro, pela US Defense Security Cooperation Agency (DSCA), afirmou que a Arábia Saudita tinha anteriormente solicitado a aquisição de modificações de hardware e software para modernizar a sua frota de aeronaves RE-3A TASS, que agora foi aprovada.
Na sua solicitação estão sete sistemas de segurança GPS/INS com módulo anti-prova seletivo, cinco conjuntos de sensores de inteligência de comunicações L3Harris BlackRock, terminais de comunicações seguras de banda estreita/banda larga KY-100M, sistemas integrados de inteligência de sinais (SIGINT), entre outros equipamentos classificados. O contratante principal será a L3 Technologies, afirmou a DSCA.
Os RE-3A estão entre as plataformas mais secretas do Reino do Golfo, conduzindo operações SIGINT e recolha de dados eletrônicos e com uma capacidade secundária de EW. As aeronaves RSAF 1901 (c/n 23428) e 1902 (c/n 24503) são operacionais no Esquadrão 19 da Base Aérea Al Kharj/Prince Sultan (OEPS).
As aeronaves são semelhantes ao RC-135 Rivet Joint operado pelos EUA e Reino Unido, derivado do projeto do C-135 da Boeing. A Arábia Saudita também opera 7 aeronaves de reabastecimento em voo Boeing KE-3A (RSAF 1811/12/13/14/15/16/18).
@CAS