A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) deverá implementar algumas importantes atualizações nos aviônicos da sua frota de Lockheed Martin C-5M Galaxy. A Diretoria de Aeronaves de Treinamento e Mobilidade recentemente concedeu um contrato de US$ 92,8 milhões para uma Modificação e Instalação Alternativa (AMI) a ser realizada pela empresa Tyonek Native Corporation.
As modificações irão otimizar o desempenho e a eficiência das aeronaves. Serão atualizados os sistemas Core Mission Computer and Color Weather Radar (CMC/WxR), comunicações, navegação, vigilância e gerenciamento de tráfego aéreo (CNS/ATM), bem como o Pylon Hydraulic Check Values. Além disso, o sistema de contramedidas infravermelho de autoproteção para aeronaves de grande porte (LAIRCM) serão atualizados para a versão Block 30.
Normalmente os contratos AMI são concedidos para pequenas empresas, permitindo que elas atuem em apoio aos Centros de Manutenção da USAF (Depots), que realizam grandes reparos, revisões, manutenção e modificações nas aeronaves. Esses contratos são destinados especificamente para áreas de aviônica, elétrica e mecânica, ficando as modificações estruturais exclusivas para os Depots.
Esta foi a primeira vez que a Diretoria concedeu um AMI para esse tipo de atualização, envolvendo toda a frota de um modelo. O contrato visa reduzir o tempo de parada das aeronaves, e não afetar a disponibilidade operacional. Desta forma a modificação de cada C-5M levará cerca de 46 dias por aeronave, em comparação com os três meses dos contratos tradicionais.
Dois C-5M Galaxy já receberam as modificações antes da assinatura forma do contrato AMI, e as restantes 50 aeronaves estão programadas para começar em 28 de junho e ser concluídas em julho de 2025.
@FFO