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França substitui Falcon 20 do DGA-EV por um Fokker 100 ex-TAM

16 de dezembro de 2022
França substitui Falcon 20 do DGA-EV por um Fokker 100 ex-TAM (Foto: DGA-EV).
França substitui Falcon 20 do DGA-EV por um Fokker 100 ex-TAM (Foto: DGA-EV).

França substitui Falcon 20 do DGA-EV por um Fokker 100 ex-TAM (Foto: DGA-EV).. O Departamento de Ensaios em Voo da Direção Geral de Armamentos da França (DGA-EV – Direction Générale de l’Armament – Essais en Vol ), recentemente retirou de operação os seus últimos Dassault Falcon 20 (Mystère 20). Em 25 de novembro foi realizada uma cerimônia na Base Aérea 125 de Istres-Le Tubé, para registrar o encerramento deste capítulo da aviação francesa.

No evento, o Falcon 20E matrícula 288/CV, realizou seu último voo, sendo recebido com o tradicional arco d´água dos bombeiros do aeródromo da BA125. Após o pouso, o Mystère 20 #288/CV contabilizou um total de 12.985 horas de voo.

Mystère 20 #288/CV sendo recebido pelos bombeiros de Istres após o pouso (Foto: DGA-EV).
Mystère 20 #288/CV sendo recebido pelos bombeiros de Istres após o pouso (Foto: DGA-EV).

Criado em 1944 como Centre d’Essais en vol (CEV), o atual DGA-EV é a unidade nacional responsável pelos testes e homologação de aeronaves, componentes e armamentos para uso civil ou militar.

O primeiro Falcon 20 chegou em 1968 ao ainda “CEV”, e a partir dos anos 1970 eles se tornaram ferramentas essenciais para o desenvolvimento de equipamentos, sistemas e componentes dos caças Mirage 2000 e Rafale. Alguns Falcon 20 tiveram modificações no radome (cone de nariz) para acomodar os radares dos jatos de combate.

Alguns Falcon 20 tiveram seu cockpit altamente modificados no assento da direita, para reproduzir o de um caça. Foram instalados desde o manche, comandos mecânicos, instrumentos de painel e sistema de armamentos, idênticos aos dos caças. No caso do Mirage 2000D/N, a posição do navegador e oficial de armas foi reproduzida na cabine.

O "Mystère 20"  079 modificado com o cone de nariz do Mirage 2000 durante um ensaio em voo (Foto: DGA-EV).
O “Mystère 20” #079/CT modificado com o cone de nariz do Mirage 2000 para um ensaio em voo (Foto: DGA-EV).

A DGA-EV chegou a operar uma frota com 14 Falcon 20, porém apenas quatro estavam ativos nos últimos meses. De acordo com a Scramble Magazine, as últimas aeronaves operacionais eram: 079/CT, 342/CU, 288/CV e 104/CW.

Os envelhecidos Falcon 20 foram substituídos por um Fokker 100, matrícula 290/FT (c/n 11290), adquirido pela DGA-EV em 2015. Apesar de ter quase 20 anos, o Fokker recebeu a designação de “Avion Banc d’Essais-Nouvelle Génération”, ou “Avião Banco de Ensaios de Nova Geração” (ABE-NG). Uma segunda unidade deverá ser adquirida pelo DGA.

Curiosamente este Fokker 100 ABE-NG francês tem uma ligação com o Brasil. Em 1996 ele foi arrendado pela TAM Linhas Aéreas, para quem voou até 2004 com a matrícula PT-MRZ, antes de ser devolvido ao proprietário.

O Fokker 100 francês que voou na TAM como PT-MRZ (Foto: DGA-EV).
O Fokker 100 francês que voou na TAM como PT-MRZ (Foto: DGA-EV).

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