França sedia o European Tactical Airlift Program-Course. A base aérea de Orleans (BA 123) do Armée de l’Air et de Espace está sediando desde a segunda-feira, 24 de maio de 2021, a equipes de quatro Forças Aéreas da OTAN para o treinamento ETAP-C (European Tactical Airlift Program-Course) edição 21-3. As tripulações francesas, espanholas, italianas e americanas participam da quinta edição do c ETAP-C. Nesses dez dias de treinamento, eles poderão se qualificar no Centro de Treinamento de Tripulantes de Transporte (CIET – Centre d’Instruction des Équipages de Transport) da Força Aérea Francesa.
Para esta nova edição, um novo programa foi desenvolvido. De fato, um módulo de treinamento para a qualificação de Package Leader (PL) e Element Leader (EL) foi organizado. O objetivo do curso de PL, é habilitar uma tripulação para comandar de vários mais de uma formação de três aviões. Já no ELs, o objetivo é qualificar líderes de elemento, ou seja, habilitar pilotos para liderar duas aeronaves durante uma missão de transporte tático.
Este treinamento combinado ocorre principalmente na Bretanha, na região de Coëtquidan, e permite simular lançamento de equipamentos e paraquedistas, inclusive na modalidade C-SAR. Além disso, para enfrentar uma ameaça progressiva em um contexto de conflito solo-ar e ar-ar, o Esquadrão de Detecção e Controle Aerotransportado (EDCA – l’Escadron de Détection et Contrôle Aéroportés) está presente para detectar e comunicar essas informações às forças de intervenção. Para dar mais realismo a esta simulação, o AdAE destacou aeronaves Dassault Mirage 2000 e Rafale par simular um espaço aéreo conflagrado, tanto com aeronaves de escolta quanto inimigas.
Participam deste exercício, além de aeronaves Airbus A400M e Lockheed Martin C-103H-30/KC/C-130J francesas, também estão em Orleans (BA 123) C-130H/J da USAF, Leonardo C-27 Spartan italianas e Airbus C295 espanholas.
@CAS