França realiza primeiro disparo de teste do seu novo míssil nuclear. A França realizou com sucesso o primeiro disparo de teste do seu novo míssil nuclear supersônico. De acordo com o ministro da Defesa, Sebastien Lecornu, o lançamento ocorreu em uma área testes no território nacional, com míssil inerte (sem ogiva) simulando um ataque nuclear.
Um Rafale B da Força Aérea e Espacial Francesa (AAE) lançou o Míssil Estratégico Ar-Solo de Médio Alcance – Atualizado (ASMPA-R), disparado sob a Operação Durandal. O lançamento foi acompanhado por um avião-tanque Airbus A330 MRTT Phénix e monitorado em terra pela Direcção Geral de Armamentos (DGA) em Biscarrosse, Hourtin e Quimper.
Produzido pela MBDA, o novo míssil supersônico nuclear substituirá a versão anterior ASMP. Transportando cargas nucleares de 300 quilotons, o ASMPA-R teve o seu alcance aprimorado para cerca de 500 quilômetros.
Em seu site, a empresa afirma que o ASMPA-R garante a capacidade de dissuasão da França face à evolução das ameaças atuais até a chegada do futuro míssil nuclear ar-terra de 4ª geração (ASN4G), previsto para ocorrer até 2035.
Em sua conta no X, o ministro Lecornu disse que este teste estava planejado “há muito tempo”, embora tenha coincidido com as recentes manobras nucleares que a Rússia tem realizado perto da fronteira com a Ucrânia.
@FFO