França quer vender Rafale para o Cazaquistão. Após oferecer o Rafale ao Uzbequistão, a França cogita vender o avião de combate multifuncional da Dassault ao Cazaquistão. A informação é dos jornais franceses. O Presidente francês, Emmanuel Macron, explorou esta oportunidade durante uma viagem ao Cazaquistão no início de novembro.
A visita aconteceu um dia antes da do Uzbequistão, onde também discutiu a venda do Rafale. Embora o Uzbequistão pareça estar muito interessado em comprar até 24 Rafales, o Cazaquistão está numa fase muito anterior e mais embrionária.
As forças aéreas do Cazaquistão e do Uzbequistão são muito semelhantes, ambas estão equipadas com caças de fabricação russa, como o MiG-29, Su-25 e Su-27, no entanto, as duas nações também começaram a introduzir aeronaves ocidentais, como a CASA C295 e helicópteros da Airbus Helicopters.
Ao longo do tempo, as duas nações estabeleceram e consolidaram uma parceria e aliança estratégica e seria vantajoso para ambas continuarem a operar o mesmo tipo de aeronave no futuro. As questões agora giram em torno ode como financiar a compra de 12 a 24 aeronaves. Estas seriam novas de fábrica ou somente parte delas, com as outras saindo do Armée de l’Air et de l’Espace, como os Rafales gregos e croatas. O tempo nos dirá.
@CAS