França irá transferir caças Mirage 2000-5 para a Ucrânia. O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou em 06/06 que irá transferir caças Mirage 2000-5F para a Ucrânia. Não foram informados detalhes do cronograma e dos números de aeronaves que serão repassadas para a Força Aérea Ucraniana.
Além dos supersônicos, Macron disse que a França fornecerá treinamento para aproximadamente 4.500 militares ucranianos nos próximos meses. Esta ação aumentará significativamente o apoio militar francês na guerra que a Ucrânia trava com a Rússia desde fevereiro de 2022.
Até hoje, a França estava se esquivando sobre o assunto de fornecer os Dassault Mirage para a Força Aérea Ucraniana, sob a alegação que Kiev deveria se concentrar na garantia de conseguir primeiro os caças americanos F-16, mais comuns e com mais fornecedores.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, está na França, onde participou das comemorações do 80º aniversário do Dia D, que reuniu veteranos da Segunda Guerra Mundial e líderes de nações aliadas nas praias da Normandia.
Nesta sexta-feira (07/06), Zelensky se reuniu com fabricantes de equipamentos militares e de defesa franceses, incluindo com o presidente francês, onde uma das pautas será a transferências dos Mirage 2000-5.
Atualmente, a Armée de l’Air et de l’Espace francesa possui cerca de 28 Mirage 2000-5F, sendo a maioria reunido no Grupo de Caça 1/2 “Cigognes” (GC01.002), sediado na Base Aérea de Luxeuil/St.Sauveur.
@FFO