A Marinha Francesa (Marine Nationale) assinou no mes passado uma Carta de Aceitação de Oferta (LOA – Letter of Offer and Acceptance) com a U.S. Navy, formalizando a aquisição de três Northrop Grumman E-2D Advanced Hawkeye, por um valor máximo de US$ 2 bilhões. Desta forma, a França se tornou o segundo cliente estrangeiro do Advanced Hawkeye, junto com o Japão, que adquiriu 13 unidades. Esta confirmação da França, vem de encontro com as notícias que postamos anteriormente aqui no Site da RFA em julho do ano passado.
Em comunicado divulgado no dia 05/01, o Cap. Pete Arrobio, Gerente do Programa E-2/C-2 Airborne Command & Control Systems, disse que “o escritório do programa E-2/C-2 está satisfeito por manter esta longa parceria com a França, e iniciar um novo capítulo com o a aquisição dos E-2D, que aumentará a interoperabilidade entre a frota dos EUA e seus parceiros internacionais”.
A padronização da frota E-2 francesa com a mesma versão americana, ampliará a interoperabilidade entre as forças navais amigas, permitindo o compartilhamento de itens de reposição e a manutenção em caso de operações conjuntas, ou em qualquer missão estrangeira.
Os três novos E-2D Advanced Hawkeye franceses estão programados para serem entregues até 2028, e substituirão os três E-2C Hawkeyes atualmente em operação na Marinha francesa. As aeronaves estão equipadas com moderno radar APY-9, de capacidade aprimorada de vigilância, detecção e rastreio de ameaças em qualquer ambiente.
@FFO