França faz pedido adicional de mais dois UAV MQ-9 Reaper. O Governo Francês encaminhou pedidos para a aquisição de dois novos veículos aéreos não tripulados (UAV – Unmanned Aerial Vehicle) MQ-9 Reaper Block 5, produzidos pela General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI). As solicitações foram enviadas separadamente para o Departamento de Defesa dos EUA (DoD), em 28 de junho e 01 de julho.
O contratos de compra dos dois MQ-9 Reaper Block 5 tem o valor total de US$ 158,84 milhões, tem a previsão de entrega das aeronaves até 29 de março de 2024, e serão atendidos através do Programa de Vendas Militares Estrangeira (FMS – Foreign Military Sales), do governo americano. Elas irão apoiar o programa francês no reforço da ampliação da frota UAV da Armée de l´Air et de l´Espace (AAE).
Atualmente a AAE possui doze UAV Reaper, sendo seis Block 1 e seis Block 5, e está em processo de aquisição de mais seis veículos Block 5. Essas navas aeronaves serão armadas com bombas guiadas de precisão GBU-12 Paveway e Mísseis Ar-Superfície AGM-114 Hellfire, além de pods com equipamentos para coleta de dados e inteligência eletrônica.
Em setembro do ano passado, o US Air Force Life Cycle Management Center (AFLCMC) anunciou a assinatura de um contrato entre o DoD e a GA-ASI, no valor de de US$ 7,4 bilhões. O documento foi concedido sob o sistema Agile Reaper Enterprise Solution (ARES), com o compromisso de um esforço extra para atender mais rapidamente a demanda pelos UAV Reaper MQ-9, diante a uma demanda operacional crescente. Atualmente a USAF opera cerca de 275 MQ-9 Reaper, mesmo modelo utilizado pelas forças armadas da França, Holanda, Espanha e Reino Unido.
Fonte: Janes Defense