França estuda projetar jato de treinamento em conjunto com Espanha e Reino Unido. A França, Espanha e o Reino Unido estão avaliando a possibilidade de desenvolver conjuntamente um novo jato de treinamento militar avançado. A informação foi divulgada em 16 de abril pelo Ministro das Forças Armadas, Sébastien Lecornu, durante uma visita à Assembleia Nacional francesa.
Respondendo a uma pergunta, Lecornu disse que os atuais jatos franceses de treinamento Dassault/Dornier Alpha estão se aproximando do fim da sua vida útil, e que o país trabalha em conjunto com a Espanha e o Reino Unido em um possível projeto para substituir essas aeronaves.
O Ministro salientou que estão sendo estudadas todas as possibilidades com a Espanha e com o Reino Unido para uma decisão que deverá ser tomada após 2032. A solução pretendida deverá assumir desde treinamento avançado de pilotos – incluindo para os futuros caças FCAS (Future Combat Air System) e NGF (New Generation Fighter) – até as necessidades dos esquadrões de demonstração aérea como a Patrouille de France (França) e o Red Arrow (Reino Unido).
Estima-se que a Força Aérea e Espacial Francesa (Armee de l’Air et de l’Espace) tenha uma frota com cerca de 100 Alpha Jet, com os primeiros chegando aos 45 anos em serviço. Recentemente Sébastien Lecornu confirmou que cerca de dez pilotos de caça ucranianos estão no país, recebendo treinamento nos AlphaJet da Armee de l’Air et de l’Espace.
@FFO