França encomenda novo lote de pods TALIOS para caças Rafale. A Agência Francesa de Compras de Defesa (DGA – Direction Générale de l’Armement) encomendou mais um lote de 21 pods TALIOS (Targeting Long-range Identification Optronic System) da Thales. Os equipamentos serão integrados à frota de caças Dassault Rafale da Armée de l’Air et de l’Espace e da Marine Nationale Francesa.
De acordo com o comunicado da Thales divulgado em 06/05, as entregas desse novo pedido adicional são esperadas entre 2024 e 2025, após a conclusão do contrato original para 46 TALIOS.
Desenvolvido pela Thales desde 2008, o TALIOS é um pod de reconhecimento e alvo aéreo de arquitetura aberta, podendo atuar em missões noturnas e diurnas para detecção e identificação de alvos.
Nos últimos anos, o TALIOS passou por diversas atualizações como parte do programa padrão Rafale F4. Estes incluem a função Vision Permanent, que fornece um mapa 3D virtual em tempo real sobreposto em um ambiente operacional; um novo modo de identificação ar-ar; um novo sensor de cores diurnas que possui uma maior cobertura do que as versões anteriores; e novos modos de reconhecimento aéreo tático. O sistema está conectado com um datalink (up/down), que permite troca de dados com as forças terrestres em tempo real.
De acordo com a Thales, os novos pods ópticos entregues suportarão todos esses novos recursos e permitirão que a aeronaves Rafale F4 realize missões de reconhecimento aéreo e ataque solo/superfície. Um algoritmo de inteligência artificial (IA) também está incluído na nova atualização e é capaz de detectar e reconhecer alvos.
Fonte: Thales
@FFO