• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

França e Alemanha iniciam estudos conjuntos para a nova aeronave MPA

4 de novembro de 2020
A Airbus A320Neo MPA, equipado com quatro mísseis antinavio AM39 Exocet (Arte: Airbus Defense).

Em 23 de outubro, a Direção Geral de Armamento da França (DGA- Direction Générale de l’Armement), confirmou por meio de seu diretor, Joël Barre, que em poucos dias serão iniciados os estudos conjuntos com a Alemanha, para a aquisição de uma nova aeronave de patrulha marítima MPA (Maritime Patrol Aircraft). O programa MAWS – Maritime Airborne Warfare System, ou Sistema de Guerra Aerotransportada Marítima, visa a substituição da frota de 23 Breguet 1150 Atlantique 2, franceses e os oito Lockheed P-3 Orion alemães.

A Marinha Francesa tem no Breguet Atlantique 2, um projeto dos anos 1960, a espinha dorsal da sua aviação de patrulha marítima e guerra antisubmarinos (Foto: Marine Nationale).

Inicialmente os estudos terão como foco o sistema de missão e combate, e serão realizados pela francesa Thales, e pelas alemãs Hensoldt, ESG (Elektroniksystem) e Diehl. Para gerenciar este grupo, foi criada a empresa multinacional T-HED (Thales, Hensoldt, ESG e Diehl). Na segunda fase, prevista para o próximo ano, se unirão ao projeto MAWS a Airbus (Alemanha) e a Dassault (França).

A Marinha da Alemanha vai aposentar os seus P-3C Orion em 2025, e até lá pretende ter o substituto para as missões MPA/ASW (Foto: Deutsche Marine).

Desde 2018 a Airbus Defense apresenta propostas de aeronaves MPA baseadas na família A320, mais recentemente a versão do novo A320Neo (A320M3A). Por outro lado, a Marinha Alemã cancelou o programa de modernização dos seus P-3C Orion, que deverão ser aposentados em 2025. As alternativas alemãs recaem no Airbus Casa C295MPA, no ATR72MPA, ou no Boeing P-8A Poseidon. Caso a opção alemã seja o americano Poseidon, certamente o programa conjunto MAWS será desfeito, e a França seguirá sozinha em busca de um a substituto dos Atlantique.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login