França divulga detalhes da operação dos MQ-9 Block 5. Em 17 de junho, o Ministério das Forças Armadas da França apresentou detalhes sobre as operações dos seus drones de combate (UCAV – Unmanned Combate Aerial Vehicles) General Atomics MQ-9 Reaper Block 5. As informações foram repassadas em uma entrevista coletiva na Base Aérea de Cognac 709 (BA 709), onde os Reaper estão sediados.
Conforme o Comandante Mickaël, Chefe de Operações da 33e Escadre de Surveillance, Reconnaissance et d’Attaque (33ª ESRA), no próximo mês de julho, três UAV Reaper Block 5, implantados no Mali, serão armados com bombas guiadas a laser GBU-12. Espera-se que até o final deste ano, outros armamentos, como mísseis Hellfire e GBU-49, estejam em operação nas aeronaves desta unidade, que anteriormente era equipada com caças Mirage F1CR.
O Coronel Nicolas Lyautey, comandante da BA 709, disse que novos edifícios estarão disponíveis em 2026 para acomodar a 33ª ESRA, com hangares que podem acomodar o futuro Sistema Europeu de Aeronaves Pilotoadas Remotamente (RPAS). Atualmente a 33ª ESRA conta com 30 tripulações e 120 mecânicos, para um total de 12 Reapers, sendo seis Block 1 e seis Block 5. O RPAS MALE (Medium-Altitude, Long-Endurance) europeu será entregue na BA 709 em 2029.
@FFO