O Armée de l’Air et de l’Espace informou ontem – 5/11, que o pod Thales TALIOS (TArgeting Long-range Identification Optronic System – Sistema Eletrônico de Identificação de Alvos à Longa Distância) atingiu a capacidade operacional inicial (IOC – Initial Operational Capability) para os caças Dassault Rafale B/C F3-R.
O TALIOS, que é uma evolução do pod Damocles, pode detectar, identificar e engajar alvos terrestres com um alto grau de precisão. A Força Aérea está gradualmente equipando todos os seus esquadrões Dassault Rafale com o novo pod, que será ativamente empregado nas operações de combate em andamento, em especial no Mali.
Com sua arquitetura aberta, o pod TALIOS foi projetado como um sistema “plug & fight” para todos os caças existentes e futuros. Funções adicionais podem ser incorporadas de acordo com as necessidades futuras das forças armadas, que estão sempre em evolução.
O novo pod TALIOS foi testado em voo pela primeira vez em 2016, e dois anos após foi qualificado pela Agência de Compras de Defesa da França (DGA), para implantação na frota de aeronaves Dassault Rafale.
O pod será usado principalmente para coleta de dados inteligência, juntamente para missões de busca, identificação, monitoramento e designação de alvos terrestres. “Para fazer isso, o TALIOS também se beneficia da precisão de sua geolocalização, uma interface homem-sistema moderna e aprimorada e uma capacidade trocar de imagens com as tropas em terra”, informou a Força Aérea e Espacial Francesa.
@CAS