Aéronef de la BA709 : Grobe, PC21, Reapper, ALSR
França concluiu a transição para os novos MQ-9 Reaper Block 5 ER. A Força Aérea e Espacial Francesa (AAE – Armée de l’Air et de l’Espace) recentemente aposentou seus últimos drones MQ-9 Reaper Block I após onze anos de operações. Eles foram substituídos por novos MQ-9 Reaper Block 5 ER de longo alcance e armados.
“Agora é a vez do Reaper Block 5 em sua versão de alcance estendido, um novo passo para ir ainda mais longe e por mais tempo”, informou a AAE sobre a transição dos seus Sistemas de Aéreos Não Tripulados (UAS) produzidos pela General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI).
A AAE operava uma frota de seis UAS Reaper Block 1 baseados na Base Aérea 709 de Cognac-Chateaubernard. Agora eles foram substituídos por 12 novos UAS Reaper Block 5 ER, com o primeiro recebido em 2020.
O GA-ASI MQ-9 Reaper Block 5 ER é uma evolução do Block 1, o qual integra recursos e capacidades atualizados, incluindo tanques de combustível extra, trens de pouso reforçados, winglets e hélice quadripá. Com isso, o Block 5 ER pode voar por até 30 horas (comparado com as 24 horas do Block 1) e alcance de 2.592 km (comparado aos 1.850 km da versão 1).
Enquanto os UAS Block 1 eram desarmados e utilizados exclusivamente em missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), os novos Block 5 ER podem ser armados com bombas guiadas de precisão GBU-12/49 Paveway e mísseis ar-superfície AGM-114 Hellfire, além de um novo pod para coleta de inteligência eletrônica.
@FFO