• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

França comemora os dez anos do Rafale em operações no Oriente Médio

15 de dezembro de 2020
O Dassault Rafale está a uma década combatendo terroristas no Oriente Médio (Foto: AAE).

Para comemorar dez anos da presença dos caças Dassault Rafale deslocados nos Emirados Árabes Unidos na FFEAU – Forces Françaises aux Emirats Arabes Unis, a Armée de l’Air et de l’Espace (AAE), ou Força Aérea Francesa, aplicou uma pintura especial na cauda em uma das aeronaves do Esquadrão de Caça EC 01.007 “Provence”.

O destacamento da Base Aérienne FFEAU foi criado em 01 de setembro de 2008, com objetivo de aproximar o apoio aéreo no combate ao terrorismo nas operações no Afeganistão (Pamir), Líbia (Harmattan), bem como no Iraque e Síria (Chammal).

A pintura mostra a silhueta de dois Rafale voando sobre um cenário de Abu Dhabi, onde estão destacados (Foto: AAE).

Os primeiros esquadrões de caça enviados para a BA FFEAU foram os EC 1/2 “Cigognes” e o EC 3/30 “Lorraine”, com os seus Mirage 2000-5F. Em 2010, dois anos do recebimento dos Rafale, a AAE enviou as primeiras unidades do novo caça para os Emirados Árabes Unidos. Coube ao Esquadrão “Lorraine” receber os três primeiros Rafale para atuar nas missões na região, que voaram concomitantemente aos Mirage 2000-5F, que operaram no Oriente Médio até 2011.

Em 24 de junho de 2016, o EC 3/30 “Lorraine” foi substituído pelo EC 1/7 “Provence”, equipado com sete caças Rafale, e que permanecem contribuindo para a coalizão internacional que combate ao terrorismo na Operação Chammal.

Para registrar uma década de operações na FFEAU, o Rafale C, matrícula 103/7-HR, do EC 1/7 “Provence”, deslocado na BA 104 Al Dhafra, Emirados Árabes Unidos, recebeu uma pintura com motivos alusivos à missão no país árabe. O ornamento foi idealizado pelo Subtenente Stéphane, responsável pela unidade de suporte técnico ESTA 15/030, de Mont-de-Marsan. O militar é autor de aproximadamente quinze pinturas comemorativas, mostrando total domínio quando o assunto é pintura dos aviões de combate AAE.

Ambos lados da cauda do Rafale 7-HR as paisagens são diferentes, mas mantém as silhuetas dos caças (Foto: AAE).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login