• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

França assume comando da Força de Resposta OTAN em 2022

24 de dezembro de 2021
França assume comando da Força de Resposta OTAN em 2022 (Foto: AAE).
França assume comando da Força de Resposta OTAN em 2022 (Foto: AAE).

França assume comando da Força de Resposta OTAN em 2022. Em 1º de janeiro de 2022, o Armée de l’Air et de l’Espace Francesa (AAE) assumirá o comando do componente aéreo da Força de Resposta da OTAN (NRF – NATO Response Force). A fase de certificação terminou com o exercício Steadfast Jackal, realizado entre 24 de novembro a 09 de dezembro, na Base Aerienne 942 Lyon-Mont Verdun (BA942).

Esta é a quinta vez que a França assume o alerta para o componente aéreo, mas é a primeira vez que as Forças Armadas francesas vão comandar dois componentes simultâneos, o terrestre e o aéreo. A Royal Navy, do Reino Unido, comandará o componente marítimo e o Joint Force Command em Brunssum, da Holanda, será a comandante geral da NRF 2022.

“A partir de 1º de janeiro, se a NRF for acionada, temos a garantia de que todos serão capazes de responder”, disse o General Thomas, Comandante do Componente Aéreo da Força Conjunta da NRF 2022.

A NRF compreende a Very High Readiness Joint Task Force (VJTF), para a qual a França fornecerá 7.700 militares, mantidos em prontidão por 12 meses para desdobramentos de operações. Um grupo de forças de segundo e terceiro escalão está sendo planejado com tempos de preparação de 30 a 60 dias. A decisão de enviar o NRF é política, e tomada por consenso, por todos os Aliados no Conselho do Atlântico Norte, o principal órgão de decisão política da OTAN.

A França fornece o Centro de Controle e Planejamento de Operações Aéreas (CAPCO – Centre Air de planification et de conduite des opérations), instalado em Lyon-Mont Verdun, meios de comunicação e pessoal para equipar o Componente Aéreo JFC. Em caso de acionamento do alerta, o primeiro escalão de intervenção será composto por três caças Rafale, três Mirage 2000D, um helicóptero Caracal, um C160G Gabriel e quatro aeronaves de transporte. Recursos adicionais são fornecidos pelas nações para permitir um máximo de 200 surtidas por dia.

A Força de Resposta da OTAN (NRF) é uma força multinacional altamente pronta e tecnologicamente avançada composta por componentes terrestres, aéreos, marítimos e das Forças de Operações Especiais (SOF) que a Aliança pode desdobrar rapidamente, sempre que necessário. Além de seu papel operacional, o NRF pode ser usado para maior cooperação em educação e treinamento, aumento de exercícios, apoio para socorro em desastres e melhor uso de tecnologia.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login