• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

França: 40 mil horas de voo do MQ-9 sobre o Sahel

5 de abril de 2021

SONY DSC

Os General Atomics MQ-9 Reaper da 33e Escadre de Surveillance completaram dia 21 de março 40 mil horas de voo na operação Barkhane no Sahel (Foto: AdA).
Os General Atomics MQ-9 Reaper da 33e Escadre de Surveillance completaram dia 5 de março 40 mil horas de voo na operação Barkhane no Sahel (Foto: AdA).

França: 40 mil horas de voo do MQ-9 sobre o Sahel. Em março de 2021 o Armée de l’Air et de l’Espace celebrou 25 anos do uso de drones. Em 5 de março, o drone MQ-9 Reaper, implantado por mais de sete anos nas ações da Operação Barkhane, ultrapassou a barreira simbólica de 40.000 horas de voo sobre o território do Sahel.

Operando a partir da base de aérea avançada (BAP – Base Aérienne Projetée) de Niamey/Niger pela 33e Escadre de Surveillance, de reconnaissance et d’attaque pessoal (33ª  Esquadrilha de vigilância, reconhecimento e ataque) os MQ-9 Reaper tem se mostrado um sistema de combate versátil, discreto e fundamental para ampliar a consciência situacional das missões de aeronaves de caça implantados no teatro de operações. 

“Os Reaper tornaram-se essenciais para as missões na faixa Sahelo-Sahariana graças à persistência, discrição e perícia de suas tripulações que realizam missões de inteligência e resposta em tempo real “.

Tenente-coronel Samuel – Comandante da BAP Niamey. 

O  Armée de l’Air et de l’Espace adquiriu 16 MQ-9 Reaper em 2013 (Foto: AdA).
O Armée de l’Air et de l’Espace adquiriu 16 MQ-9 Reaper em 2013 (Foto: AdA).

Desde dezembro de 2019, o MQ-9 Reaper do  Armée de l’Air et de l’Espace estão aptos a realizar missões de ataque com munições guiadas. Portanto, desde então, as tripulações atuam em todo o espectro de missões: desde a coleta de informações, monitoramento discreto de alvos de longo prazo, até o engajamento armado dos alvos, complementando e colaborando as ações das aeronaves de combate.

A Operação  Barkhane  foi lançada no Sahel em 1º  Agosto de 2014. É baseado em uma abordagem estratégica com base em uma abordagem de parceria com os principais países da faixa do Sahel-Saharan (BSS): Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Chade. Reúne cerca de 5.100 militares que têm como missão lutar contra grupos terroristas armados e apoiar as forças armadas dos países parceiros para que possam conter esta ameaça.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login