No início de fevereiro de 2021, foi realizado um treinamento conjunto entre a tripulação da Fragata Aconit (F713) da Marine Nationale (Marinha Francesa) e o grupo de socorristas do Chipre, que atuam em missões SAR no mar.
No cenário do exercício, dois marinheiros do Aconite ficaram gravemente feridos e precisaram de atendimento imediato a um hospital em terra. Na sequência, um pedido de ajuda enviado ao Centro Conjunto de Coordenação de Resgate (JRCC – Joint Rescue Coordination Center) do Chipre, localizado Larnaca, que gerencia o envio de ajuda em alto mar com helicópteros de Busca e Resgate (SAR). Como parte do exercício dois helicópteros decolaram para ajudar Evacuação Aeromédica (EVAM) dos feridos da F713 para Chipre.
O primeiro AW139 SAR pertente ao Cypriot Maritime Rescue chegou, lançou por rapel seu socorrista a bordo e içou o ferido por uma maca até a aeronave. Um manequim, representando o ferido, foi utilizado pelo socorrista, que embarcou novamente no AW139 MR 702 (c/n 31322) que partiu a terra. O segundo ferido foi atendido por um AW-139 da Polícia Cipriota – CP-8 (c/n 31325), que realizou o mesmo procedimento.
O exercício manteve o nível de cooperação entre os serviços de salvamento cipriotas e a Fragata Aconit . Este treinamento é realizado regularmente com os navios da Marinha Francesa presentes no Mediterrâneo Oriental, permitindo, em particular, aos helicópteros cipriotas manterem suas habilidades de resgate marítimo e de operação embarcada. Também permite que a tripulação da fragata treine para receber helicópteros estrangeiros e realizar manobras em usando o idioma inglês como padrão de coordenação.
@CAS