FOTOS: USAF realiza Elephant Walk com 14 jatos E-3 Sentry. A USAF realizou na Base Aérea de Tinker, em Oklahoma, um “Elephant Walk” envolvendo 14 aeronaves E-3G Sentry (AWACS). A operação foi realizada em 21 de março pela 552nd Air Control Wing (552nd ACW), e teve como objetivo preparar as tripulações para uma eventual necessidade de evacuação rápida da Base Aérea.
Com uma doutrina voltada à prevenção, as bases da USAF estão sempre preparadas para retirar seus aviões de uma área de risco iminente. Isso ocorre muitas vezes por causa de um furacão ou algum outro evento climático severo previsto.
“O treinamento fornece às tripulações, esquadrões de apoio e mantenedores de E-3G Sentry a chance de praticar uma eventual evacuação rápida da área, para o caso de uma emergência meteorológica”, disse um comunicado da Tinker AFB, que abriga a maior parte da frota AWACS da USAF.
Alguns locais são mais vulneráveis à esses eventos, como no caso de Tinker AFB, que fica no coração do famoso corredor de tornados de Oklahoma. Para isso, a Base Aérea dispõem de um time de meteorologistas que preveem as condições atmosféricas com cerca de 48 horas de antecedência.
A Base Aérea de Tinker é a única no território continental dos EUA que abriga os E-3 AWACS. A 552nd ACW opera 27 dos 31 jatos da USAF, sendo que neste exercício foram mobilizadas 14 aeronaves, mas apenas cinco delas decolaram. “Nem todos podem participar do exercício, mas a 552d ACW tentou tornar o o mais realista possível”, disse um oficial da Unidade.
Com uma idade média superior à 40 anos, e uma disponibilidade operacional beirando os 60%, a envelhecida frota de Boeing E-3 de Comando e Controle da USAF está prestes a ser substituída por novos E-7 Wedgetail. Com isso, a 552nd ACW aproveitou para realizar um histórico “Elephant Walk” com seus clássicos AWACS antes que eles deêm adeus ao serviço ativo.
“Para preservar um pouco da nossa história, seguramos todas as aeronaves na pista por alguns minutos para que pudéssemos registrar as fotos da ´Caminhada do Elefante´, antes de autorizar a decolagem de algumas delas”, disse o Oficial da 552nd ACW.
Nota RFA: O termo “Elephant Walk” (“Caminhada do Elefante”) remonta à Segunda Guerra Mundial, quando os bombardeiros aliados se reuniam para a decolagem simultânea. Atualmente, esse exercício se tornou uma forma de demonstrar poder e capacidade de combate.
@FFO