Fotos – Segundo lote de Super Tucano segue para o Turcomenistão. Na manhã de ontem (14/06), três novas aeronaves Embraer EMB-314 Super Tucano, da Força Aérea do Turcomenistão (TAF), iniciaram o longo voo de entrega desde o Brasil até o país asiático. Acompanha este segundo lote de aeronaves turcomenas, o Super Tucano demonstrador da Embraer.
As três aeronaves ostentam a camuflagem padrão da Força Aérea do Turcomenistão, com as marcas militares cobertas, e prefixos provisórios brasileiro PT-ZHK (c/n 31400273), PT-ZHN (c/n 31400272) e PT-ZHO (c/n 31400274). O demonstrador da Embraer, prefixo PT-ZTU (c/n 31400232), mantém a pintura padrão da fábrica.
O voo iniciou no Aeroporto de São José dos Campos, São Paulo (IATA: SJK / ICAO: SBSJ), com a primeira parada e pernoite no Aeroporto Internacional do Recife, Pernambuco (IATA: REC / ICAO: SBRF). O próximo trecho deverá ser iniciado nesta terça-feira (15/06), com destino ao Aeroporto de Fernando de Noronha (IATA: FEN / ICAO: SBFN), primeira etapa da rota.
Conforme noticiamos aqui no Site da RFA, o primeiro lote, com dois EMB-314, PT-ZHI (futuro TAF 01 Blue) e PT-ZHJ (futuro 02 Blue), iniciou em translado em dezembro do ano passado. Em 28 de maio de 2021, cinco meses depois de deixarem o Brasil, a dupla de Super Tucanos do Turcomenistão, foi fotografada em Malta. ainda ostentando os registros brasileiros provisórios.
Apesar das informações escassas, a Força Aérea do Turcomenistão tem uma frota baseada em aeronaves herdadas da extinta União Soviética, da qual o país foi desmembrado. A aviação de combate está baseada em aeronaves de caça e ataque Su-25 e Mig-29, porém a situação operacional e a quantidade são desconhecidas no ocidente. Além dessas, teria em sua frota de aeronaves de treinamento L-39, helicópteros Mi-8, Mi-17, Mi-24 e um AW101 para transporte VIP, além das aeronaves de transporte An-24, An-26 e An-74.
Além dos aviões brasileiros, o governo turcomeno está adquirindo novas aeronaves de transporte e caças italianos da Leonardo M-346 e C-27J Spartan.
@FFO