FOTOS: missão inédita do KC-130H da Força Aérea Uruguaia no Congo. Conforme noticiamos na semana passada, um KC-130H Hércules da Força Aérea Uruguaia (FAU) realizou uma inédita missão no continente africano. A última vez que um Hércules uruguaio esteve no Congo foi um antigo C-130B em 2014.
O KC-130H Hércules FAU 595, partiu de Montevidéu com destino à República Democrática do Congo, transportando militares, técnicos de manutenção de helicópteros Bell 212, socorristas, técnicos de saúde e jornalistas. A comitiva foi comandada pelo Brig. Gen. (Av.) Leonardo Blengini, Chefe do Estado-Maior da FAU.
No Congo, os técnicos de manutenção inspecionaram os motores dos dois helicópteros Bell 212 da FAU que prestam apoio à Missão de Paz da ONU no país africano. Foram realizadas inspeções internas dos motores por meio de boroscópio (câmera digital), além de trabalhos estruturais e pintura externa das aeronaves. Foram retirados alguns componentes, como os motores e caixas de engrenagens dos dois Bell 212, que serão revisadas e recondicionados no Uruguai.
O Chefe do Estado-Maior da FAU visitou os militares do Contingente Uruguaio na República Democrática do Congo. Também manteve reuniões com o General Marcos De Sá Affonso Da Costa, Comandante da Força da Missão de Paz da ONU (MONUSCO) no quartel-general da cidade de Goma, além de autoridades do contingente paquistanês.
De acordo com o comunicado da FAU, esta missão serviu para comprovar que o Uruguai tem capacidade de transporte logístico para atingir qualquer ponto do planeta de forma autônoma.
Desde 2003 o Uruguai apoia a Missão das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO), com um contingente militar destacado no país africano. Em 2010, a FAU ativou a URUAVU (Unidade de Aviação do Uruguai), com a implantação de helicópteros em apoio as operações aéreas no Aeroporto de Kavumu, no Congo.
A URUAVU tem a responsabilidade de realizar missões de transporte aéreo sob as atribuições da ONU. As tarefas específicas realizadas pelos helicópteros Bell 212 são reconhecimento, busca e salvamento, CASEVAC (Evacuação de Vítimas) e MEDEVAC/EVAM (Evacuações Aeromédicas), transporte de cargas, passageiros e autoridades, carga externa, entre outros.
A MONUSCO é composta por aproximadamente 14 mil soldados e cerca de doismil policiais de diversas nacionalidades. O Uruguai mantém pouco mais de 800 capacetes azuis na missão de paz da RDC, que atuam principalmente em operações de proteção da população civil.
@FFO