FOTOS: KC-46A e F-15E da USAF colidem em voo durante REVO. Um avião-tanque KC-46A Pegasus e um F-15E Strike Eagle da USAF se envolveram em uma séria colisão em voo na quarta-feira (21/08). O fato ocorreu durante uma missão de reabastecimento em voo (REVO) próximo de Santa Barbara, na Califórnia. Ninguém ficou ferido.
O KC-46A, indicativo de chamada “WIDE 12” (matrícula 17-46028), pertencente à 931ª Ala de Reabastecimento Aéreo da Base Aérea McConnell, no Kansas, estava fornecendo suporte de reabastecimento em voo para dois F-15E, indicativo NOBLE 41 e NOBLE 42, do 391º Esquadrão de Caça, sediado na Base Aérea de Mountain Home, de Idaho.
Os caças estavam em missão CAP (Combat Air Patrol ou Patrulhamento Aéreo de Combate) protegendo um setor do espaço aéreo restrito temporariamente durante a estadia do presidente Joe Biden em Santa Ynez, região de Santa Bárbara.
Em uma sessão de reabastecimento em voo, o NOBLE 42 colidiu na traseira do WIDE 12, causando sérios danos na lança de reabastecimento (boom) e no cone de cauda do avião-tanque. Ambas aeronaves declararam emergência (os áudio do Controle de Tráfego Aéreo estão disponíveis aqui).
Com problemas hidráulicos, o piloto do F-15E (NOBLE 42) inicialmente desviou para o Aeroporto Internacional Fresno Yosemite, mas as duas tentativas de pouso foram abortadas porque o gancho de parada do caça arrastou na cabeceira das pistas. Após isso, o piloto seguiu para a Estação Aérea Naval de Lemoore, onde pousou em segurança.
Quanto ao KC-46A (WIDE 12), ele seguiu para a Base Aérea de Travis, onde pousou com apenas a metade da lança boom baixada e o cone de causa amassado. Durante a aproximação, a outra metade da lança caiu na região próxima da Base Aérea. Em comunicado, a 931st ARW confirmou que não houve feridos em solo. Uma investigação foi aberta para apurar o motivo do incidente.
@FFO