FOTOS: Ilyushin 62M da Força Aérea Russa pousou em Brasília. Um Ilyushin Il-62M pertencente às Forças Aeroespaciais da Rússia (RF VKS) pousou na tarde de ontem (08/12) no Aeroporto Internacional de Brasília (BSB/SBBR). O quadrimotor, matrícula RA-86495, é operado pelo 223º Destacamento de Voo, uma unidade de transporte especial do governo russo.
O voo “RUSSIAN AIR FORCE 7971” (RFF 7971) teria decolado da Base Aérea de Chkalovsky (CKL/UUMU), região de Moscou, no amanhecer (horário local) do dia 07/12 (quarta-feira). Após realizar uma escala intermediária em algum ponto no norte do continente africano, o jato “reapareceu” no espaço aéreo brasileiro por volta das 12h00 (horário local) de 08/12 (quinta-feira), enquanto sobrevoava o nordeste brasileiro. O pouso no aeroporto da Capital Federal aconteceu às 14h30 LT.
Os voos de aeronaves russas, especialmente as militares, sofrem diversos bloqueios internacionais por conta da guerra com a Ucrânia. Para chegar ao Brasil, país que não restringe os voos da Rússia, o quadrijato teve que desviar de diversos países, especialmente o espaço aéreo europeu.
O 223º Destacamento de Voo é uma unidade da 8ª Divisão de Propósitos Especiais de Aviação da RF VKS, destinada ao transporte logísticos de pessoas e cargas de interesse do governo russo. Com poucos detalhes conhecidos no ocidente, a Unidade teria uma frota composta por aeronaves Tu-134, Tu-154, Il-76 e Il-62, entre outras.
Rumores não oficiais dão conta de que o Il-62M da RF VKS estaria transportando o staff do governo russo, preparando a chegada de autoridades para a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Espera-se que dezenas de chefes-de-estado e centenas de altas autoridades participarão do evento em Brasília. De acordo com as informações do cerimonial, até o momento estão confirmadas as presenças dos presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, e Guiné Bissau. A agência Reuters, disse que o governo dos EUA será representado pelo secretário de Estado, Antony Blinken. Quanto à Rússia, ainda não há nenhuma informação oficial.
@FFO