Fotos: G550 Nachshon “Oron” da Força Aérea Israelense. A Força Aérea Israelense (IAF) recebeu oficialmente o seu mais novo Gulfstream G550 Nachshon “Oron” no último mês de março. Na ocasião, a moderna aeronave chegou na Base Aérea de Nevatim, sul de Israel, em voo de translado, ostentando a pintura básica da IAF, e prefixo civil temporário norte-americano, N552GD (c/n 5552), conforme noticiamos aqui.
Quando do seu recebimento pelo o Esquadrão 122 “Nachshon” em março, o N552GD iniciou um complexo processo de homologação e aceitação, que envolveu uma série de órgãos do Ministério da Defesa e empresas locais. Somente em meados de agosto, o moderno jato da IAF foi visto ostentando a matrícula militar definitiva “452”.
O G550 Nachshon “Oron” (código militar israelense) é considerada uma das mais avançadas plataformas SIGINT (Signals Intelligence)/ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) da atualidade. Trata-se de um projeto desenvolvido em conjunto pela IAF, Administração para Pesquisa, Desenvolvimento de Armamentos e Infraestrutura Tecnológica do Ministério da Defesa de Israel, Divisão de Inteligência do Governo israelense, Marinha de Israel e pela indústria aeroespacial de Israel e dos EUA. A aeronave tem como plataforma básica o jato executivo civil Gulfstream G550.
O Esquadrão 122 Nachshon, sediado em Nevatim, especializada em missões SIGINT/ISR, opera as plataformas G550 “Shavit” (SIGINT) e G-V “Eitam” (AEW&C – Alerta Aérea Antecipado e Controle), entretanto o “Oron” chegou para elevar o patamar de superioridade e inteligência da IAF, reunindo em uma única plataforma vários recursos atualmente operados em diferentes aeronaves (SIGINT/AEW&C), além de implementar novas capacidades.
O Nachshon “Oron” desempenhará funções de guerra eletrônica, com modernos equipamentos automatizados de coleta de dados baseados em inteligência artificial. Ele atuará em três funções e altamente especializadas: plataforma de captação de dados de inteligência usando câmeras e sensores avançados; estação aérea de retransmissão, conectando postos de controle IDF às forças em solo; e marcação de alvos de interesse com sistemas lasers.
Atualmente a frota do Esquadrão 122 “Nachshon”, da Força Aérea Israelense, está composto pelo G550 “Oron” (452), dois G550 “Eitam” (537 e 569) e três G-V “Shavit” (676, 679 e 684).
@FFO