

FOTOS: F-16 e C-130H da FAP escoltam os A-29 Super Tucano na chegada em Portugal. Os três primeiros caças Embraer A-29N Super Tucano da Força Aérea Portuguesa (FAP), concluíram com sucesso, no dia 31/08, o longo translado entre o Brasil e Portugal, em um voo que incluiu uma extensa travessia do Oceano Atlântico.
Decolando no dia 25/08 da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, os três A-29N – matrículas provisórias PT-CXA, PT-CYV e PT-CVN – realizaram escalas técnicas e pernoites em Recife (PE), Fernando de Noronha (PE), Ilha do Sal (Cabo Verde), Ilhas Canarias (Espanha) e, finalmente, em Alverca (Portugal), onde pousaram seis dias depois.

A travessia transatlântica entre Fernando de Noronha e as Ilhas Canárias, os A-29N contou com o apoio do Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa, além do acompanhamento em voo de uma aeronave de patrulha marítima P-3C CUP+ Orion da Esquadra 601 “Lobos” da FAP, que prestou apoio de comunicações e navegação.
Na chegada a território nacional português, os três novos A-29N Super Tucanos foram recebidos por dois caças F-16AM e um C-130H da FAP, que o acompanharam até próximo do pouso em Alverca, onde fica a sede da OGMA.

Estas são as primeiras aeronaves de uma encomenda de 12 A-29N Super Tucano realizado pela Força Aérea Portuguesa. Antes de serem incorporados à frota operacional, a OGMA, uma empresa do grupo Embraer, fará modificações dos caças para o padrão A-29N (NATO ou OTAN), integrando conjuntos de equipamento de autoprotecção, sensores electro-ópticos, plataformas de navegação e comunicação, entre outras.
Fonte: FAP
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO