FOTOS: desembarque do mais novo F-39E Gripen da FAB. Conforme noticiamos anteriormente, a Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu mais um F-39E Gripen. A aeronave desembarcou no porto de Navegantes (SC) na segunda-feira (23) e foi levada por via terrestre até o aeroporto da cidade catarinense.
O F-38E, matrícula FAB 4108, viajou de Norrköping, na Suécia para o sul do Brasil a bordo do navio mercante Heerengracht. Iniciada em 02/09, a viagem durou 21 dias. Antes de embarcar no navio, o caça voou de Linköping, onde fica a fábrica da Saab, até o aeroporto de Norrköping, de onde foi rebocado até o porto da cidade sueca.
Após o desembarque, o F-39E seguiu na madrugada de 24/09 por via terrestre até o Aeroporto Internacional de Navegantes, em um deslocamento de pouco mais de dois quilômetros. O trajeto contou com o apoio de militares da FAB, profissionais da Portonave, Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Guarda Municipal de Navegantes, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC), Grupo CCR, Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Prefeitura Municipal de Navegantes, Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAN), Associação Bombeiros Voluntários de Navegantes e Receita Federal.
O FAB 4108 está sendo preparado para o voo de translado até a Base Aérea de Anápolis (GO). Antes disso, os profissionais da Saab e FAB estão instalando o assento ejetável e o kit de sobrevivência, realizarão os testes de abastecimento e acionamento em solo.
Conforme o coordenador da Operação Navegantes, Coronel Aviador Saulo Vinícius Sobreira, do efetivo da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o recebimento do F-39 Gripen de matrícula 4108 é mais um importante passo para a modernização e fortalecimento da FAB. “A capacidade operacional e a sofisticação dessa nova aeronave a tornam um avanço estratégico na defesa aérea do país e a incorporação à frota consolida a posição do Brasil como líder da América Latina em termos de defesa e segurança”, destacou.
F-39 Gripen
Reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada, o F-39 Gripen é um importante salto qualitativo e tecnológico para a FAB. A aeronave possui tecnologias de ponta, incluindo os mais modernos sistemas, sensores e armas, para atuar com facilidade em ambientes extremos, em cenários de combate altamente hostis e, ainda, manter uma operação continuada a partir de aeródromos ou rodovias com baixa infraestrutura de apoio (Fonte: FAB).
Saiba mais detalhes sobre o caça clicando aqui.
@FFO