

Fotos: caças F/A-18 Hornet escoltam primeiro A350 da Swiss em sua chegada ao país. A companhia aérea Swiss recebeu no dia 09 de outubro de 2025, o primeiro de dez Airbus A350-900 encomendados. Para celebrar, em sua chegada no país, a nova aeronave foi recebida e escoltada por um par de caças F/A-18 Hornet da Força Aérea Suíça, ou Schweizer Luftwaffe (SwAF).

O primeiro A350-900 da Swiss – matriculado HB-IFA (número de série 737) – recebeu uma pintura especial criada pelo renomado artista local Frederic Siegel. Batizado de “Swiss Wanderlust”, o esquema apresenta imagens e desenhos de símbolos nacionais com uma paletas de cores vibrantes, uma característica de Siegel.

No voo de translado desde a fábrica da Airbus, em Toulouse-Blagnac, na França, até o Aeroporto Internacional Zurique-Kloten, na Suíça, o HB-IFA utilizou o indicativo de chamada no rádio “SWR1ST”, algo como “primeiro Swiss”. Antes do pouso, o A350-900 foi recebido e escoltado por dois caças F/A-18C da SwAF, para um voo de fotos sobre o belo cenário natural dos Alpes suíços.

Um dos jatos de combate, matrícula J-5002, estava com a pintura especial criada para o NTM 2025 (saiba mais aqui). Para tornar as fotos da recepção ao “Swiss Wanderlust” ainda mais marcantes, os pilotos da SwAF lançaram sinalizadores flares dos seus Hornets, como se fosse “fogos de artifício” em celebração à novidade.

Inicialmente, a Swiss colocará seu novo avião em seis rotas pela Europa, com o objetivo de treinamento e familiarização das tripulações. A partir de Zurique, o A350-900 da Swiss voará para Genebra (Suíça), Düsseldorf (Alemanha), Hanover (Alemanha), Málaga (Espanha), Palma de Maiorca (Espanha) e Praga (República Tcheca). A primeira rota de longa distância deverá ser para Boston (EUA), mas apenas em janeiro de 2026.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO